O Eurodeputado José Manuel Fernandes foi hoje entronizado como novo membro da Confraria dos Vinhos Verdes, numa cerimónia realizada no Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima.
Um momento para José Manuel Fernandes reforçar o compromisso na valorização do mundo rural e da agricultura, com especial referência para o vinho verde, “um produto único no Mundo e com potencial enorme de alavancagem da economia desta região”.
“A excelência do trabalho desenvolvido com o vinho verde, num processo positivo de valorização de um produto regional e único no mundo, é um exemplo e um incentivo quanto ao que de melhor se pode e deve fazer para aproveitarmos os recursos possuímos a favor da valorização do mundo rural, tanto em termos económicos como sociais e demográficos”, defende o Eurodeputado.
Numa mensagem forte de confiança no futuro do mundo rural e da aposta na agricultura, José Manuel Fernandes sublinha que “o vinho verde é uma mais valia com um forte potencial de crescimento”, acrescentando ainda que “o Minho está associado ao vinho verde e ambos se promovem mutuamente”.
O vinho verde é hoje uma área de atividade em grande evolução e com grande capacidade produtiva e exportadora, acompanhando a grande revolução que está a ser concretizada no setor da agricultura em Portugal, e sendo notório o seu contributo para inverter o défice da nossa balança comercial
“A agricultura, em que o vinho verde assume uma relevância maior no contexto da região do Minho, é um fator-chave para a coesão territorial e social, enquanto setor de importância decisiva para valorizar os meios rurais e travar a pressão demográfica e ambiental sobre as zonas urbanas”, sustenta o Eurodeputado, entronizado como ‘Mestre’ da Confraria dos Vinhos Verdes.
A cerimónia contou também com a presença de confrades como o Ministro da Solidariedade, Pedro Mota Soares, o Secretário de Estado da Alimentação, Nuno Brito, o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, e o seu antecessor e ex-governante, Daniel Campelo.