Notícias

Siga todas as notícias e acontecimentos Nacionais e Europeias do Eurodeputado José Manuel Fernandes.

STEP – Acordo firmado para Tecnologias Estratégicas

Na madrugada de 7 de fevereiro, o Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo relativamente ao STEP: a proposta de Regulamento que estabelece a Plataforma para as Tecnologias Estratégicas da UE.
Para José Manuel Fernandes, corelator da proposta do Parlamento Europeu, o STEP “representa uma oportunidade que não podemos perder. Temos de utilizar este instrumento para investir em tecnologias inovadoras, promover sinergias entre fundos, reduzir a burocracia e reforçar a competitividade e a autonomia da UE estratégica da UE.”

JOSÉ MANUEL FERNANDES É O EURODEPUTADO PORTUGUÊS MAIS INFLUENTE

O eurodeputado eleito o quarto mais influente dos 705 eleitos no Parlamento Europeu num ranking elaborado pela BCW EU Influence Index, defende que a Europa tem de encontrar formas de se refinanciar para ter verbas para continuar a apostar nas políticas comuns. O “alargamento do mercado de licenças de emissão, o ajustamento da taxa de carbono nas fronteiras e uma taxa sobre as grandes multinacionais e sobre as transações financeiras” são as propostas do eurodeputado José Manuel Fernandes, membro da Comissão dos Orçamentos e do Sistema de Recursos Próprios da União Europeia para equilibrar as contas europeias.

EURODEPUTADO PORTUGUÊS CONDECORADO COM A ORDEM DE RIO BRANCO

Foi pelas mãos do Embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, que o Eurodeputado José Manuel Fernandes, Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu, recebeu, esta quinta-feira dia 7 de dezembro, a condecoração da Ordem de Rio Branco no grau Grande Oficial em virtude do reconhecido trabalho realizado enquanto Presidente da Delegação parlamentar para as relações da UE com a República Federativa do Brasil.

Orçamento UE 2024 e Revisão QFP:“NÃO PODEMOS PENALIZAR AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

A Comissão dos Orçamentos, da qual o deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes é coordenador, votou, no passado dia 2 de outubro, a proposta do orçamento da União para o ano 2024. Para enfrentar as consequências da guerra na Ucrânia e assegurar a soberania estratégica da UE, a proposta reforça o apoio para as PME, a investigação, a saúde, os agricultores, o programa Erasmus+, a vizinhança da UE e a migração.

“PORTUGAL NÃO PODE SER UMA ILHA ENERGÉTICA”

Na semana passado, no debate sobre o Estado da União, em Estrasburgo, com a presença da Presidente Ursula von der Leyen, o chefe da delegação portuguesa do PSD no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes, defendeu que “Portugal não pode ser uma ilha energética. As interconexões são essenciais para Portugal e importantes para a União da energia. Nós precisamos de interconexões, nomeadamente nos Pirenéus, para se aproveitar o grande potencial que Portugal tem para produzir energias renováveis e exportá-las”. O eurodeputado destacou ainda que “a ferrovia é essencial à livre circulação, à coesão e contribui para o combate às alterações climáticas. Portugal não pode estar isolado em termos ferroviários na Europa. A Comissão decidiu a passagem para bitola europeia até 2030. Por isso, é um desperdício apostar na bitola ibérica, quando a bitola europeia é a inevitável.”

1 2 3 70 71