Notícias

Pela criação novas oportunidades de mercado

O deputado europeu José Manuel Fernandes, eleito pelo PSD, defendeu hoje um “papel de liderança da União Europeia” no seio das negociações da Organização Mundial do Comércio, que decorrem no âmbito da Ronda de Doha, por forma a assegurar “novas oportunidades de mercado e melhores condições para o desenvolvimento sustentável”.

 

Justificando o apoio à Resolução aprovada hoje pelo Parlamento Europeu, que exorta a Comissão Europeia a combater o proteccionismo e a assegurar a defesa dos interesses dos produtores – nomeadamente no sector agrícola –, José Manuel Fernandes frisou os deveres que impõem à União Europeia no sentido de assegurar condições de resposta aos “novos desafios globais, como sejam as alterações climáticas, a segurança e a soberania alimentar”.

 

Relativamente à Ronda de Doha, o eurodeputado destacou a esperança de que “o resultado se traduza na criação de novas oportunidades de mercado, no reforço das regras sobre comércio multilateral de forma a colocar o comércio ao serviço do desenvolvimento sustentável”.

 

“É importante que os membros da OMC se mantenham empenhados no combate activo ao proteccionismo”, declarou José Manuel Fernandes, observando que “a Organização Mundial de Comércio pode fazer uma melhor gestão da globalização”.

 

No entanto, reconheceu que, “no contexto da actual crise económica, as regras e os compromissos assumidos no âmbito da OMC impediram, em larga medida, que os seus membros recorressem a medidas restritivas do comércio e, além disso, permitiram a adopção de medidas de recuperação económica”.

 

José Manuel Fernandes vincou os votos para uma maior cooperação entre a OMC e outras organizações e organismos internacionais, como a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a (OIT), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD.