A grande diversidade cultural e social da Europa como factor diferenciador e potenciador do desenvolvimento no mundo global. É nesse quadro que o Minho deve valorizar as suas potencialidades. A ideia foi defendida por José Manuel Fernandes, no debate promovido em Esposende, no âmbito da Festa da Europa que o Eurodeputado promove durante este fim-de-semana com diversas iniciativas.
“Somos uma terra com alma, com património e fortes tradições culturais e religiosas, Uma natureza do melhor que há na Europa, como é caso do Gerês e não só, e o mar. Com esta diversidade, o Minho tem todas as potencialidades para marcar a diferença”, afirmou José Manuel Fernandes, no debate sobre ‘Europa: um espaço de oportunidades’, que teve lugar no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.
O eurodeputado eleito pelo PSD identificou “a União Europeia como um espaço de diversidade, que existe para ajudar a resolver o problema das pessoas”.
Por isso, desafiou mesmo todos os minhotos a bater-se pelas suas tradições, no contexto nacional e europeu, aproveitando “a força das suas raízes”.
O Eurodeputado, membro do Partido Popular Europeu, salientou o compromisso de exercer o seu mandato junto das populações e promover o melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pela União Europeia.
“A política, por princípio, é feita para as pessoas e tem o dever de resolver os problemas das pessoas. Isso não se pode conseguir longe das pessoas, nem com a sua ausência. É fundamental dar oportunidade à participação activa do cidadão comum nos assuntos políticos”, disse José Manuel Fernandes, justificando assim a aposta na organização da Festa da Europa.
O debate, moderado pela jornalista Márcia Silva da Esposende Rádio, contou ainda com intervenções de Benjamim Pereira, vice-presidente da Câmara de Esposende, de Carlos Duarte, director do Programa Operacional Norte da CCDRN-Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e da Cristina Neto, da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, que valorizaram o impacto da União Europeia na qualidade de vida dos portugueses e no desenvolvimento de Portugal.
Os oradores enalteceram o empenho e o trabalho do eurodeputado José Manuel Fernandes no desenvolvimento de iniciativas para provocar a participação de populações e instituições públicas e privadas nos assuntos de âmbito político e europeu, sobretudo no que toca a aproveitar todos os recursos disponibilizados pela União Europeia.