José Manuel Fernandes continua a ser o eurodeputado português mais influente no Parlamento Europeu, ocupando o 12.º lugar no ranking geral de 2021, ontem divulgado pela VoteWatch Europe.
O eurodeputado minhoto, eleito pelo PSD, surge em 12.º lugar num ranking que, sem surpresa, liderado pelo pelo presidente do Parlamento Europeu, o italiano David-Maria Sassoli.
Numa escala que avalia os eurodeputados de 0 a 100, José Manuel Fernandes obtém a avaliação de 62,79 pontos.
Avaliado com 60,63 pontos, o socialista Pedro Silva Pereira surge em 15.º lugar neste ranking onde constam os 705 eurodeputados representantes dos 27 Estados-Membros da União Europeia.
Entre os portugueses, nota ainda para Paulo Rangel, do PSD, que aparece em 52.º lugar.
Seguem-se três socialista: Carlos Zorrinho, em 85.º, Margarida Marques em 90.º e Isabel Santos em 94.º.
A nível global, em 2.º lugar surge Iratxe García Pérez, a líder do grupo parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas.
Já em 3.º está o antigo primeiro-ministro da Roménia, Dacian Julien Ciolo?.
O ranking elaborado pela VoteWatch, que pode ser consultado online (www.votewatch.eu) mede a influência de todos os eurodeputados.
Segundo é explicado no site, a classificação refere-se à “influência política” dos deputados ao Parlamento Europeu antes da remodelação intercalar, abrangendo o período desde as eleições de 2019 até Agosto de 2021.
“A avaliação combina elementos quantitativos e qualitativos e leva em consideração relatoria, cargos-chave, comportamento eleitoral e outros factores que determinam o nível de influência de um deputado do Parlamento Europeu”, explica a VoteWatch.
É ainda esclarecido que que alguns eurodeputados “podem ser menos influentes em geral, mas altamente influentes em um tópico específico (por exemplo, meio ambiente, comércio). Além disso, esta é uma avaliação objectiva, o que significa que não leva em consideração as opiniões de um deputado do Parlamento Europeu sobre várias políticas. Uma medição do suporte real para uma política específica requer um componente adicional focado no tópico”.
O ‘think tank’ VoteWatch Europe trabalha informação relativa às votações no Parlamento Europeu para produzir análises e prever ‘desenvolvimentos’ da União Europeia.
O eurodeputado minhoto é o coordenador de Orçamentos em representação do PPE e é o presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil.
Actualmente, José Manuel Fernandes lidera o dossiê de Mobilização do Fundo de Solidariedade da União Europeia, trabalhando ainda no programa de apoio à reforma 2021–2027.
No seu curriculo sobressai ainda o facto de ter sido relator de vários dossiês da Comissão dos Orçamentos, nomeadamente o dossiê sobre a Mobilização para o Ajustamento à Globalização Europeia.
Além da experiência em questões orçamentais, é vice-presidente do intergrupo ‘Mudança Climática, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável’ e é membro da Conferência dos Presidentes das Delegações, da Comissão dos Orçamentos, da Comissão do Controlo Orçamental, da Delegação para as relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamen- tar Euro-Latino-Americana.
Segundo o seu currículo, é ainda membro suplente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, da Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe, incluindo as Comissões Parlamentares Mistas UE-Marrocos, UE-Tunísia e UE-Argélia, e da Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo.