No atual contexto do mundo global e do quadro de dificuldade económica e social, torna-se cada vez mais importante e decisiva a valorização das qualificações e competências das pessoas, e sobretudo dos jovens. A ideia foi sublinhada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, no âmbito da cerimónia de entrega de prémios aos alunos da Escola EB2,3 de Prado que mais evoluíram na disciplina de Matemática no último ano letivo.
Dirigindo-se aos jovens, José Manuel Fernandes alertou que “há tempo para tudo, designadamente para brincar e estudar”, pelo que desafiou a que seja “bem aproveitada a oportunidade de aprender e estudar, para termos jovens e pessoas bem apetrechadas e capazes de competir num mercado de 500 milhões de pessoas, como é a União Europeia”.
“Devemos dar sempre o máximo e o melhor. Temos de ser exigentes e ambiciosos, porque somos todos importantes para construir um mundo melhor”, apontou o eurodeputado, enaltecendo a iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação, que decidiu distinguir, não os alunos com melhor nota, mas os que mais conseguissem evoluir nas notas de Matemática.
O ex-presidente da associação, Pedro Gonçalves, justificou a opção pela Matemática por força da importância desta disciplina na vida e no percurso escolar dos alunos, e também pelas tradicionais dificuldades demonstradas nesta área.
José Manuel Fernandes deixou ainda uma palavra especial à consciência social demonstrada pela empresa ‘O Ferrolho’, do presidente da Junta de Cabanelas, António Esquível, que patrocinou os quatro prémios de 100 euros entregues aos alunos vencedores: Carlos Manuel Dias, Diogo Manuel Sousa, Alzira Magali Martins e Hugo Miguel Azevedo.
Como frisou o diretor da Escola, José António Peixoto, os prémios pecuniários destinaram-se a apoiar investimentos em material escolar e pedagógico dos alunos.