Notícias

Eurodeputado José Manuel Fernandes participou em debate no Instituto Empresarial do Tâmega

O atual relator do Parlamento Europeu para o Orçamento Geral da União Europeia e, mais recentemente, também designado relator da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, esclareceu os empresários do Tâmega e Sousa quanto às oportunidades proporcionadas pela União Europeia (UE), em matéria de apoios e incentivos. Na ocasião, destacou a importância do estabelecimento de “parcerias e sinergias, da solidariedade interna e externa, numa Europa em que 95% das empresas são PME´s”, no sentido de promover o “crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”. A conversa enfatizou, em particular, os três eixos prioritários do orçamento da UE para 2016, “os 3 E’s: Emprego, Empresas e Empreendedorismo” e o Plano Juncker, o qual tem como objetivo “financiar projetos que os fundos estruturais e a Banca não financiam”.

De acordo com o presidente do CETS, Luís Miguel Ribeiro, este debate surge no âmbito de uma “política ativa de divulgação e esclarecimento de temáticas junto da rede empresarial do Tâmega e Sousa”.

A primeira iniciativa focou-se – dada a atualidade do assunto – no Horizonte 2020 (Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020), apresentando alguns organismos de apoio aos empresários, como é o caso do Gabinete do Enterprise Europe Network da AEP (Associação Empresarial de Portugal) e do Centro Europe Direct Tâmega e Sousa. Segue-se um conjunto de ações de formação gratuitas – organizadas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, do Instituto Politécnico do Porto (ESTGF.IPP), com o apoio do CETS e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS). Estas formações irão realizar-se nos diferentes concelhos da região, estando a primeira marcada para o próximo dia 18 de março, em Paços de Ferreira.

 

IN:Jornal A VERDADE