Notícias

Eurodeputado homenageado pela dedicação à causa pública

O Eurodeputado José Manuel Fernandes foi hoje homenageado pelo município de Vila Verde, “pela sua intervenção política e social e pela dedicação à causa pública”. Na sessão solene de comemoração dos 155 anos do concelho de Vila Verde, o Eurodeputado e ex-presidente da Câmara de Vila Verde, foi distinguido com a Medalha do Concelho.

Que esta seja uma homenagem ao poder local, sobretudo pela sua prova de resistência, promovendo o desenvolvimento e o apoio às populações, mesmo perante tantas adversidades e ataques sucessivos”, declarou José Manuel Fernandes, que recebeu a distinção municipal das mãos do seu sucessor na presidência da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e do presidente da Assembleia Municipal, João Lobo.

Os méritos da eficiência de investimento do poder local, em contraponto com os ataques legislativos ao mundo rural e ao municipalismo, estiveram em evidência na sessão, onde José Manuel Fernandes destacou que “os municípios portugueses são responsáveis por apenas 0,66% do défice público nacional, que é de 9,4%”. E frisou que “três empresas públicas nacionais são suficientes para acumular uma dívida pública superior aos municípios”.

Para reforçar o reconhecimento das ‘boas contas’ do poder local, José Manuel Fernandes evidenciou ainda que, com apenas 10% do Orçamento de Estado, os municípios portugueses fazem metade do investimento público nacional”.

Numa intervenção onde sublinhou o apelo aos cidadãos, a par das autarquias e das instituições, para o serviço à causa pública, o agora eurodeputado fez ainda questão de compartilhar a mais alta distinção do concelho com os executivos, autarcas e instituições que o acompanharam na gestão do município, a par dos familiares e amigos. E partilhou o conselho de vida que lhe foi deixado pela mãe, já falecida: “nunca faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti”.

As dificuldades acrescidas para os municípios foi sublinhada pelo presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, que desafiou a população vilaverdense a não se deixar vencer pelo desânimo e prometeu dar continuidade ao empenho da autarquia no investimento para promover desenvolvimento e qualidade de vida no concelho.