O eurodeputado José Manuel Fernandes pretende desafiar os estudantes universitários para uma participação cívica mais activa na definição e regulamentação das políticas europeias para o sector. A ideia foi lançada num encontro com o actual presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Pedro Soares, onde foram discutidos diversos problemas que afectam os jovens estudantes.
No encontro que teve lugar na sede da AAUM, em Braga, José Manuel Fernandes manifestou a sua preocupação perante o problema do emprego dos jovens licenciados e a adequação dos cursos do ensino superior às necessidades do mercado de trabalho, enquanto factores determinantes para o desenvolvimento do Minho.
“É fundamental perceber a influência decisiva que a adequalibilidade dos cursos às necessidades da região tem para o desenvolvimento do Minho e para o bem de todos empresas, estudantes, universidades e famílias”, justificou José Manuel Fernandes, que reafirmou o compromisso de ser “uma voz dos interesses das pessoas e das instituições do Minho na Europa”.
Nesse enquadramento, José Manuel Fernandes desafiou os estudantes a “intervir activamente numa linha directa e permanente de comunicação” com o eurodeputado.
Indo de encontro às necessidades e aos problemas dos estudantes elencados por Pedro Soares, o objectivo será assegurar melhor capacidade de resposta em áreas como a acção social e os critérios da atribuição de bolsas, o financiamento das universidades e a empregabilidade dos cursos.
Erasmus 1º Emprego
“Os estudantes devem ter uma postura interventiva e uma palavra decisiva para garantir uma avaliação eficaz, e num contexto global, daoferta de cursos do ensino superior no Minho”, defendeu José Manuel Fernandes, vincando ainda que o mesmo princípio deve ser seguido para o novo programa europeu ‘Erasmus 1º Emprego’, que foi aprovado pelo Parlamento Europeu e que aguarda agora a correspondente regulamentação para ser levado à prática.
Tendo em vista a defesa dos interesses dos jovens licenciados do Minho, José Manuel Fernandes avançou com o compromisso de promover umaplataforma que permita a representantes dos diferentes movimentos associativos, das escolas de ensino superior dos distritos de Braga e Viana do Castelo, discutir e apresentar propostas para a concretização do Erasmus 1º Emprego – que foi um compromisso eleitoral assumido pelo grupo parlamentar europeu do PSD.
“O programa está aprovado, faltando agora formatar a sua execução, o que definirá quem e como poderá ser apoiado. É, por isso, importante que os estudantes universitários e potenciais beneficiários possam contribuir agora para a melhor definição do regulamento”, explicou José Manuel Fernandes, vincando que o ‘Erasmus 1º Emprego’ se reveste de “grande importância para garantir mais oportunidades aos jovens que lutam pela sua entrada no mercado de trabalho, no contexto europeu”.
A ideia foi bem acolhida pelo presidente da AAUM, que manifestou “total disponibilidade e empenho” para colaborar na concretização de um encontro entre dirigentes associativos do Minho, que poderá ser importante para criar um fórum de discussão de âmbito regional, à imagem do que acontece no ENDA-Encontro Nacional de Dirigentes Associativos.
O encontro com Pedro Soares serviu ainda para discutir questões relativas à concretização do compromisso de José Manuel Fernandes em assegurar estágios para universitários em Bruxelas, por forma a desenvolver conhecimentos técnicos relativos ao funcionamento das instituições da União Europeia.