O eurodeputado José Manuel Fernandes enalteceu hoje, em Terras de Bouro, o empenho e a determinação de mais de meia centena de jovens e adultos no “enriquecimento das suas competências em cursos de formação, capazes de potenciar o conhecimento e a inovação no exercício de actividades profissionais”. Em seu entender, trata-se de “um factor decisivo para a competitividade e desenvolvimento da economia”.
Intervindo numa iniciativa integrada nos cursos de educação e formação de adultos (EFA) promovidos pela Associação das Terras Altas do Homem Cávado e Ave (ATAHCA) em Terras de Bouro, o eurodeputado salientou a importância de assegurar condições ao desenvolvimento das competências das pessoas no “cada vez mais exigente e globalizado mercado de trabalho”.
“Nos próximos tempos, ‘Crescimento inteligente’ é uma expressão que vai estar na moda. É uma das prioridades da estratégia de desenvolvimento que a União Europeia traçou para esta nova década, que se pretende que supere rápida e correctamente a actual crise mundial”, explicou José Manuel Fernandes, frisando a valorização da “eficiência” tendo em vista a melhor rentabilidade dos recursos e a sustentabilidade de um crescimento onde é notória a escassez de recursos e de matérias-primas.
Nesse quadro, ganha particular relevância o esforço adicional para dotar trabalhadores e desempregados de novas competências, de forma a fomentar simultaneamente o empreendedorismo.
“É fundamental para o futuro das pessoas e para a sustentabilidade da economia, ainda para mais quando se verifica a aceleração do envelhecimento da população, que os adultos obtenham mais e melhores conhecimentos e capacidade de inovar e tornar mais eficientes o seu trabalho e as suas aptidões”, afirmou o eurodeputado, membro das comissões dos Orçamentos e do Ambiente.
José Manuel Fernandes elogiou, por isso, o esforço da ATAHCA no desenvolvimento do mundo rural, chamando a atenção para a necessidade de “defender a diversidade, as diferenças, as especificidades e as regiões no seio da Europa e do Mundo Global”.
“No âmbito desta Globalização que transformou a falência de uma empresa financeira numa crise mundial, há a tendência para tornar tudo igual”, alertou José Manuel Fernandes, lembrando a sua intervenção no Parlamento Europeu em defesa dos produtos regionais.
O Eurodeputado do PSD – que integra a comissão do Parlamento Europeu que vai trabalhar sobre o financiamento dos novos quadros comunitários – defendeu ainda o desenvolvimento da sociedade da reciclagem, salientando “a importância do combate às alterações climáticas e aproveitamento de recursos”, e do crescimento inclusivo, até porque “este é o ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social”.
No evento, os formandos do curso EFA para ‘Operador/a de Pecuária: Pequenos Ruminantes’ – que decorre em Brufe, sob a orientação de Grace Kelly – tiveram a oportunidade de expor trabalhos realizados. O presidente da ATAHCA, Mota Alves, justificou a aposta em acções de formação que promovam a valorização da “vocação artesanal” que atribuiu ao concelho de Terras de Bouro, e cuja actividade garante ter “muita procura”.