Notícias

Em defesa de uma carta europeia de riscos para a orla costeira

O Eurodeputado José Manuel Fernandes considerou que o programa relativo às zonas costeiras devia ser mais ambicioso, sugerindo a elaboração de uma carta europeia de riscos para a orla costeira. Um dos objectivos dessa carta é obviamente a prevenção e a ajuda que possibilitará para definição de acções de intervenção. Considerou ainda que as acções a realizar na orla costeira de modo a diminuir o impacto dos efeitos das alterações climáticos deviam ser articuladas entre os estados membros já que as acções executadas num estado podem ter efeitos negativos noutro.

 Relativamente à eco-eficiência,  outra das prioridades da Presidência, José Manuel Fernandes considerou que o tema “água” também devia ser abordado. Sugeriu que no programa se incluísse como objectivo a redução do consumo exagerado de água e a melhoria da eficiência dos sistemas de distribuição de água dos estados membros. Lembrou que há sistemas com perdas superiores a 40%. Assim considerou que se deviam estabelecer metas a nível europeu tendo em vista a diminuição destas perdas, definindo-se para tal objectivos e os respectivos timings.

 O Ministro do Ambiente sueco agradeceu as propostas e sublinhou a importância da questão da protecção das costas europeias durante os trabalhos da Presidência.

Na sequência desta reunião,  o Eurodeputado enviará uma questão prioritária à Presidência sugerindo o desenvolvimento formal da carta europeia de riscos.