O Eurodeputado José Manuel Fernandes apresentou hoje a união Europeia como “um espaço de oportunidades e desafios, que impõem uma atitude positiva de empenho e exigência por parte das novas gerações, para assegurar que Portugal seja um país sustentável e com capacidade de vencer à escala global”.
Participando nas comemorações europeias na Escola EB 2,3 João de Meira, em Guimarães, José Manuel Fernandes abordou a nova dinâmica do processo de integração europeia, mostrando-se confiante na capacidade dos estados-membros em superar as dificuldades e dar continuidade a um projeto de solidariedade que trouxe paz e desenvolvimento à Europa.
Atual relator do Parlamento Europeu para o Plano Juncker e do orçamento da UE para 2016, José Manuel Fernandes partilhou informações, preocupações e expectativas sobre o rumo da União Europeia, destacando necessidade de defesa dos valores humanistas e dos princípios de equidade social, que “tornaram a UE no bloco do mundo com maior produção de riqueza, mais direitos sociais, mais liberdade, democracia, defesa do meio ambiente e melhor qualidade de vida”.
“São conquistas que garantem o sucesso de um percurso de 65 anos e de sucesso da União Europeia – e que muitas vezes desvalorizamos ou não damos o devido valor”, advertiu o Eurodeputado, desafiando os alunos para uma especial concentração de esforços na qualificação e na melhoria constante de formação e competências.
José Manuel Fernandes explicou a opção estratégica da UE no crescimento inteligente – num quadro que inclui a aposta num crescimento inclusivo e sustentável – como fator determinante para assegurar maior capacidade de competitividade e diferenciação de Portugal e também da União Europeia, no contexto global cada vez mais exigente.
Numa cerimónia que incluiu o hastear da bandeira da UE e a atuação da Orquestra de alunos da EB 2,3 João de Meira, José Manuel Fernandes aproveitou para defender a necessidade de “todos esforçarmo-nos por nos sentirmos mais europeus”.
“Teríamos muito a ganhar com um sentimento de identidade mais europeu, valorizando mais positivamente a oportunidade que representa a mobilidade na União Europeia, designadamente na luta contra o desemprego”, afirmou José Manuel Fernandes, advogando que “os jovens têm neste âmbito uma capacidade de influência mais forte na sociedade”.
A ideia de valorização das potencialidades que representa a integração de Portugal na União Europeia – em contraponto claro com “a insustentável opção do ‘orgulhosamente sós’ e dos nacionalismos promovidos por grupos extremistas” – foi também sustentada numa outra palestra do Eurodeputado José Manuel Fernandes, como alunos da Escola Secundária de Amares.