Notícias

Eurodeputado pela coesão territorial

 

“Somos todos importantes para a construção do desenvolvimento, para o crescimento inclusivo, para a construção da paz e da liberdade”. Foi com estas palavras que José Manuel Fernandes iniciou ontem o seu discurso na apresentação da quinta edição da publicação ‘Pela Nossa Terra – Minho’, uma intervenção em que se percebeu que apesar de ter cada vez maior protagonismo no panorama europeu, o eurodeputado minhoto não esquece as suas raízes.

“Esta publicação vai ao pormenor de ter o nome de todos os presidentes das juntas de freguesia do Minho, porque todos somos importantes. O livro tem informação sobre o presidente da Comissão Europeia, sobre os comissários europeus, mas também sobre os autarcas locais. Todos desempenham um papel importante”, sublinhou.

O eurodeputado referiu que um dos seus objectivos com esta publicação passa dar informação sistematizada sobre a União Europeia, a sua constituição, os seus órgãos, projectos e programas, mas é também uma publicação que pretende provocar discussão e mostrar elementos estatísticos que muitas vezes não são simpáticos para nós, mas que merecem reflexão tendo em conta a necessidade de promover a coesão territorial e a solidariedade interna.

“É impressionante olharmos para Portugal e percebermos que duas gra ndes áreas metropolitanas, Lisboa e Porto, concentram, em 5% do território, 41% da população e 50% do PIB. É importante trabalharmos para promover a coesão territorial”, referiu.

O eurodeputado notou que a publicação dá conta de uma série de instrumentos que existem e que “têm de ser aproveitados, e bem, daí a necessidade de parcerias, de definir o que se pretende, de tirar partido da União Europeia, que é onde há mais segurança, onde se vive com mais qualidade, onde há mais direitos ambientais, mais liberdade, mais protecção social, direitos e garantias”.

Esta é também uma Europa que parece estar a virar a página. “Eu tenho esperança que, se nada correr mal, nós vamos entrar numa nova fase que é a fase do crescimento e da criação de emprego. Nós não podemos perder as oportunidades que estão à nossa frente. Somos capazes e vamos conseguir. Temos governantes com competência e ligações ao território para o conseguir”, rematou.
No decorrer da sua intervenção, José Manuel Fernandes lembrou que desde as últimas eleições europeias tem também sobre sua “jurisdição”, enquanto eurodeputado do PSD, além da do Minho, as regiões de Vila Real e de Bragança, sendo que lhes vai dedicar também uma publicação ‘Pela Nossa Terra’ com prefácio de Pedro Passos Coelho.

 

In:Correio do Minho / Autor: Marlene Cerqueira