Jovens ucranianos e portugueses juntaram-se em Ponte de Lima, numa jornada de convívio e partilha de experiências e perspectivas de vida. A iniciativa “Viver Outros Mundos – Portugal e Ucrânia” decorreu Escola Superior Agrária (ESA) de Ponte de Lima e contou com a participação do grupo de jovens ucranianos ‘Chapim Azul’.
Convidado a participar na iniciativa, o eurodeputado José Manuel Fernandes destacou a importância da iniciativa para a promoção de valores como a tolerância e o respeito pelas diferenças, enquanto factores determinantes para assegurar a dignidade humana, a liberdade, a democracia e o desenvolvimento.
“Como espaço privilegiado de liberdade, tolerância, paz, democracia e, simultaneamente, de desenvolvimento e direitos sociais e ambientais, a União Europeia tem demonstrado que o respeito e a valorização da diversidade é que nos torna mais fortes e constitui uma mais-valia neste mundo global e competitivo”, defendeu José Manuel Fernandes, lamentando a postura da Rússia no conflito ucraniano.
Apontando a opção bélica da Rússia como uma ameaça à paz, estabilidade e progresso na Europa, José Manuel Fernandes enalteceu a posição de solidariedade da UE e os esforços para travar rapidamente com a guerra e o drama humano que se vive na Ucrânia.
“A diversidade é uma riqueza e não pode dar lugar à intolerância. Não são aceitáveis massacres por causa de diferenças, sejam elas de âmbito étnico, cultural, religioso, económico ou social”, sustentou o eurodeputado.
No convívio promovido pelos alunos do Curso de Gestão da Animação Turística em Espaço Rural da ESA e pelo Centro Europe Direct de Ponte de Lima, foram recolhidos agasalhos para enviar para os ucranianos das zonas afectadas pela guerra.
Os jovens ucranianos interpretaram várias apresentações relativas à sua história e cultura. Antes do convívio intercultural com lanche, jogos e música., houve lugar a um minuto de silêncio de homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia.