Notícias

José Manuel Fernandes eleito deputado europeu do ano nos ‘Assuntos Económicos e Monetários’

O Eurodeputado José Manuel Fernandes foi distinguido como “Deputado Europeu do Ano’, vencendo a eleição para os ‘MEP Awards 2016’ na categoria de ‘Assuntos Económicos e Monetários’.

Na gala dos ‘MEP Awards 2016’, que teve lugar na noite de ontem em Bruxelas, José Manuel Fernandes agradeceu a distinção e salientou a importância do trabalho no Parlamento Europeu “para uma União Europeia mais forte e mais coesa, em favor da qualidade de vida dos cidadãos e do papel da Europa como líder mundial na promoção dos valores sociais e humanistas”.

Num ano marcado pelo trabalho mais intenso e exigente na comissão dos orçamentos, onde assume as funções de coordenador do PPE, José Manuel Fernandes destacou-se em 2015 nas negociações de dossiês importantes na área económica e financeira.

Enquanto relator do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), também conhecido por “Plano Juncker”, o Eurodeputado do PSD revelou um papel preponderante na definição do funcionamento e dos regulamentos deste novo instrumento de financiamento e investimento, assegurando mecanismos reforçados a favor das PME e da coesão social e territorial.

Com o objetivo de mobilizar 315 mil milhões de euros – 240 mil milhões em investimento públicos e 75 mil milhões em investimentos privados – para promover o crescimento económico, o Plano Juncker salvaguarda como fatores de seleção a coesão territorial e a criação de emprego.

Além disso, por proposta de José Manuel Fernandes e em defesa de estados-membros em maiores dificuldades, o FEIE não pode ter uma concentração geográfica ou temática e deve colmatar as falhas de mercado.

José Manuel Fernandes foi ainda o relator e responsável pelo Parlamento Europeu na negociação do “Orçamento Geral da União Europeia para 2016”, onde valorizou os apoios à promoção do emprego e dinamização da economia, com particular incidência nos domínios do conhecimento e da investigação. Deste orçamento sobressaiu o facto de ter feito valer o compromisso para a prioridade dos “3E’s – emprego, empresas, empreendedorismo”.

No orçamento deste ano da União Europeia foi possível mesmo reforçar o financiamento de programas como o Horizonte 2020 (programa para a ciência, investigação e inovação, com mais 31,8 milhões de euros), o Cosme (programa para financiar as PME, ampliado em 14,2 milhões de euros) e o Erasmus + (programa de apoio à juventude, reforçado em 6,6 milhões de euros).

Para além do reforço da capacidade de solidariedade interna, José Manuel Fernandes tem-se batido pela capacidade da União Europeia ao nível da solidariedade externa, com particular atenção no reforço de dotações orçamentais para apoios aos refugiados e resposta à crise das migrações.

 

Eleito pela primeira vez um membro da comissão dos orçamentos

Nesta 12ª edição dos ‘MEP Awards’, foi pela primeira vez eleito um membro da comissão dos orçamentos, destacando-se pelo impacto do seu trabalho na esfera económica.

Os ‘MEP Awards’ são atribuídos pela revista “The Parliament Magazine” e visam distinguir os melhores eurodeputados do ano em 20 diferentes categorias – mas das quais não faz parte o domínio orçamental. Os nomeados para os MEP Awards surgem de propostas da sociedade civil, cabendo à publicação a designação dos três finalistas. Os vencedores resultam de uma votação pelos restantes deputados europeus.

Na cerimónia de entrega dos ‘MEP Awards’, José Manuel Fernandes destacou a iniciativa pela “oportunidade de suscitar mais um espaço escrutínio e avaliação do trabalho de qualidade desenvolvido pelo Parlamento Europeu e pelos seus deputados”.

O Parlamento Europeu tem excelentes deputados de todas as nacionalidades. Os portugueses fazem um excelente trabalho que tem sido reconhecido pelos seus pares”, afirmou o Eurodeputado do PSD, agradecendo a escolha dos colegas europeus.

José Manuel Fernandes – que também já havia sido escolhido pelos eurodeputados para coordenador do PPE na comissão dos orçamentos – reconheceu que a eleição e o prémio “representam simultaneamente um refundado estímulo e redobrada responsabilidade para o trabalho no Parlamento Europeu”.

Nesta 12ª edição dos ‘MEP Amards’, para além de José Manuel Fernandes, foi também distinguida, na área do turismo, a eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro, autora do relatório “Novos Desafios e conceitos para a promoção do Turismo na Europa”.

A organização refere que este prémio visa distinguir “um deputado que tem feito grandes progressos no sentido de ajudar a UE a sair da crise e aumentar a estabilidade económica”, apontando os Assuntos Económicos e Monetários como “uma área política crucial para a promoção do crescimento e a estabilização das economias da Europa, na sequência da crise económica e da zona euro”.