José Manuel Fernandes, Coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, apresentou ontem o seu livro “Agenda Pela Nossa Terra – Minho 2022”, em Ponte da Barca, com a presença de Marques Mendes, numa sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho.
“Este livro mantém o título de edições anteriores – “Agenda Pela Nossa Terra“- e os mesmos propósitos: prestar contas aos eleitores, dar informação que considero relevante e homenagear o poder local” – destacou o eurodeputado. “Acredito numa Europa que tem como fundação e guia os valores europeus da liberdade, estado de direito, democracia, defesa e promoção da dignidade humana. Quero uma Europa aberta, mas que exija reciprocidade. Sei que só venceremos os desafios com ações comuns e coordenadas, partilha e solidariedade” – explicou ainda José Manuel Fernandes, perante um auditório repleto de autarcas e outros convidados.
“ENQUANTO DEPUTADO AO PARLAMENTO EUROPEU, ASSUMI UM COMPROMISSO DE PROXIMIDADE COM OS PORTUGUESES E MUITO EM PARTICULAR COM OS HABITANTES DO MINHO”
“Insisto, com cada vez mais orgulho e convicção, que sou simultaneamente Minhoto, Português e Europeu. Tudo isto é complementar e enriquecedor, nada incompatível. Enquanto deputado ao Parlamento Europeu, assumi um compromisso de proximidade com os portugueses e muito em particular com os habitantes do Minho. Este livro é um dos resultados desse compromisso. Estar próximo, sentir, conhecer as forças e as dificuldades, ouvir, é o melhor meio para se elaborarem as propostas adequadas para o desenvolvimento de um território”, contextualizou ainda o eurodeputado.
“PROCUREI “ARRASTAR” O MÁXIMO DE MILHÕES PARA PORTUGAL E ADEQUAR OS REGULAMENTOS EUROPEUS ÀS NOSSAS ESPECIFICIDADES”
Nesta legislatura, destacou a participação ativa na negociação do Quadro Financeiro Plurianual 2021/2027, na construção do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, e no desenho de instrumentos financeiros como o InvestEU. Explica que “procurei “arrastar” o máximo de milhões para Portugal e adequar os regulamentos europeus às nossas especificidades. Em simultâneo, ao defender o reforço de programas europeus como o da investigação Horizonte Europa, o Erasmus + ou o programa de saúde, também defendo o interesse de Portugal. Estou a cumprir.”
JOSÉ MANUEL FERNANDES “É UM DOS DEPUTADOS MAIS COMPETENTES DE TODO O PARLAMENTO EUROPEU”
A apresentação do livro esteve a cargo de Luís Marques Mendes, que começou por dizer que José Manuel Fernandes merece ser elogiado e homenageado pela sua ação, considerando-o como “um dos deputados mais competentes de todo o Parlamento Europeu e não apenas do PSD ou do Partido Popular Europeu”. Segundo o comentador político, José Manuel Fernandes “é reconhecido à esquerda e à direita” e exemplificou: “Até o primeiro-ministro de Portugal, que é de família política completamente diferente da dele, já o disse publicamente e já o disse a mim pessoalmente da grande admiração que tem por José Manuel Fernandes”. Considerando-o um dos deputados com maior influência política no Parlamento Europeu, Marques Mendes salientou a sua presença por mérito próprio na Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu, aquela que é a Comissão mais importante e de maior influência no Parlamento Europeu”.
Luís Marques Mendes confidenciou que José Manuel Fernandes é conhecido como o “Senhor Orçamento”, por ser o homem do Orçamento no Parlamento Europeu, o que é importante por ser “um deputado do PSD, um deputado de Portugal”.
O social-democrata salientou ainda a política de proximidade que o eurodeputado mantém com os eleitores, “prestando contas, ouvindo, falando, dialogando” com as pessoas, sendo por isso “exemplo e referência”, que “prestigia a política e a função política”. Destacou ainda o papel importantíssimo que José Manuel Fernandes teve, nos últimos anos, em matéria de fundos estruturais para Portugal.
“AGENDA PELA NOSSA TERRA MINHO 22”
A publicação com 282 páginas apresenta temas relevantes, como o calendário de atividades do Parlamento Europeu e uma caraterização e perfil de cada Estado-Membro. Entre os capítulos, destaque para o Quadro Financeiro Plurianual e o NextGenerationEU, assim como os programas europeus, os seus objetivos e respetivos montantes. A repartição por cada Estado-Membro dos montantes da Política de Coesão e da Agricultura e os montantes de cada Plano de Recuperação e Resiliência também constam na publicação.
O desafio do combate às alterações climáticas, a ambição europeia, as metas que estão definidas são outros elementos do livro, onde os eleitores poderão ainda encontrar as principais atividades parlamentares do eurodeputado, assim como uma radiografia de cada concelho do Minho.
JOSÉ MANUEL FERREIRA FERNANDES, NOTA BIOGRÁFICA
É Deputado ao Parlamento Europeu desde 2009. É Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu. ÉCoordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos. É Membro da Comissão de Controlo Orçamental e Membro suplente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais.
É o presidente da Delegação para as relações da UE com a República Federativa do Brasil.
Representa o PPE nas negociações do Novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e é negociador permanente dos recursos próprios da União Europeia.
Foi relator e negociador para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos denominado Plano Juncker. Foi também o Relator e negociador do Parlamento Europeu para o Programa InvestEU. Fez parte da equipa de negociação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e integra o grupo de trabalho do PE que avalia os planos nacionais de recuperação e resiliência.