Artigos de Opinião: Publicações

20-06-2019

Cumprirei

Num mundo com Trump, Putin, Xi Jinping, Bolsonaro e Erdogan, a União Europeia faz – cada vez mais – falta. Defendo uma UE aberta, livre, próspera, sustentável, coesa, solidária. Temos de ser luz, exemplo, inspiração. Os valores europeus, a democracia, a liberdade, o respeito pela dignidade humana, a tolerância, a solidariedade, terão de ter na União Europeia a sua máxima concretização.


06-06-2019

Parlamento Europeu: "palco de soluções"

As instituições da União Europeia preparam-se para dar início a um novo mandato. Passadas as eleições europeias, aumentam as expectativas sobre o modelo de gestão e a constituição de novas lideranças que sejam capazes de, no contexto das novas correlações de forças, encontrar respostas adequadas, em tempo útil, aos desafios da UE.


09-05-2019

Pela Nossa Terra - Sempre!

Queremos uma Europa de regiões e de cidadãos. É essencial que cada região esteja representada e tenha uma voz no Parlamento Europeu. A lista do PSD é a única que assegura uma voz forte do Minho no Parlamento Europeu. Reconhecidamente, representa todo o território português. Com mais Minho, teremos mais Portugal e uma melhor Europa.


23-03-2019

Pela Nossa Terra - Trás-os-Montes 2019

Reafirmando uma vez mais o compromisso de proximidade e de valorização do território o Eurodeputado José Manuel Fernandes apresenta a publicação “Pela Nossa Terra – Trás-os-Montesá 2019”. É uma homenagem e um reconhecimento aos autarcas minhotos, que fazem um trabalho notável nos municípios e nas freguesias, a favor da coesão social, económica e territorial. Nestas páginas, reitera o alerta sobre o desafio demográfico que se impõe à escala global e local. E deixa o seu contributo com informação sobre as novas perspetivas de financiamento das políticas europeias no Quadro Financeiro Plurianual 2021.2027, assim como os resultados do Plano Juncker e o futuro programa de investimentos InvestEU.


15-03-2019

Pela Nossa Terra - Minho 2019

Reafirmando uma vez mais o compromisso de proximidade e de valorização do território o Eurodeputado José Manuel Fernandes apresenta a publicação “Pela Nossa Terra – Minho 2019”. É uma homenagem e um reconhecimento aos autarcas minhotos, que fazem um trabalho notável nos municípios e nas freguesias, a favor da coesão social, económica e territorial. Nestas páginas, reitera o alerta sobre o desafio demográfico que se impõe à escala global e local. E deixa o seu contributo com informação sobre as novas perspetivas de financiamento das políticas europeias no Quadro Financeiro Plurianual 2021.2027, assim como os resultados do Plano Juncker e o futuro programa de investimentos InvestEU.


14-03-2019

Europa solidária, Portugal melhor

A União Europeia terá de ser sempre ambiciosa e, também por isso, imperfeita. Deverá estar sempre em construção e em tensão entre a defesa e partilha da soberania.


21-04-2018

Pela Nossa Terra - Trás-os-Montes 2018

Esta é a a oitava edição e mais uma demonstração do compromisso de proximidade e de valorização do nosso território do Eurodeputado José Manuel Fernandes. É uma homenagem e um reconhecimento aos autarcas transmontanos, que fazem um trabalho notável nos municípios e nas freguesias, a favor da coesão social, económica e territorial.


09-03-2018

Pela Nossa Terra - Minho 2018

Esta é a a oitava edição e mais uma demonstração do compromisso de proximidade e de valorização do nosso território do Eurodeputado José Manuel Fernandes. É uma homenagem e um reconhecimento aos autarcas minhotos, que fazem um trabalho notável nos municípios e nas freguesias, a favor da coesão social, económica e territorial. Nestas páginas, deixa o seu contributo com informação sobre o Plano Juncker, os fundos e as perspetivas para o financiamento das políticas europeias.


23-11-2017

Iguais a António Costa!

Na madrugada do passado sábado - depois de mais de 16 horas de negociação -, o Parlamento Europeu chegou a acordo com o Conselho para o orçamento da UE de 2018.


09-11-2017

Os “tijolos” do Papa Francisco

No mês passado, participei numa conferência sobre o futuro do projeto europeu intitulada “Re-pensar a Europa”, promovida no Vaticano pela Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE). Muito agradeço o convite do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, em nome da Conferência Episcopal Portuguesa.


11-05-2017

Melhores ações e respostas

Emmanuelle Macron ganhou as eleições presidenciais francesas. É motivo de satisfação para os que defendem uma União livre e solidária, aberta, multicultural e tolerante. É motivo de tristeza para os radicais de direita e de esquerda que defendem o protecionismo, o fim do euro e da União Europeia.