Artigos de Opinião

23-06-2016

A culpa não pode continuar a morrer solteira

Os portugueses têm sido duramente penalizados pelo sucedido no BPN, no BES e no BANIF. Agora, temos um problema na Caixa Geral de Depósitos.

09-06-2016

Ajudar a reconquistar a confiança

Na União Europeia, apesar da enorme liquidez e das taxas de juro baixas, o investimento é fraco. Tal explica-se porque há uma crise de confiança.

12-05-2016

Educação - A esquerda radical destrói e mata

A esquerda radical que governa Portugal ou atua com má-fé ou é ignorante, sendo certo que é arrogante e maniqueísta

02-05-2016

A esquerda radical contra o interesse de Portugal

Se qualquer um de nós precisar de pedir um empréstimo mas, em simultâneo, afirmar que já não consegue pagar os que já tem, alguém nos empresta mais dinheiro?

28-04-2016

25 de Abril: concretizar a ambição

O tempo passa para tudo e para as datas históricas também. Mas a memória fica, ainda que para tal tenha de ser reavivada.

15-04-2016

Devemos ser mais competitivos e corajosos na captação de fundos europeus

A União Europeia disponibiliza um extenso e diversificado conjunto de recursos para apoiar as empresas e o crescimento económico.

14-04-2016

A nossa ambição e os 30 anos na Europa

Portugal completa, este ano, 30 anos de vida como Estado-Membro da comunidade europeia. Um caminho que começou com a então Comunidade Económica Europeia (CEE) e que prossegue hoje com uma mais intensa e abrangente União Europeia.

28-03-2016

Avançar. Sem medo!

Os terroristas, para defenderem a sua "ideologia", matam indiscriminada e cobardemente na tentativa de destruir os valores ocidentais. Atacam a democracia, a liberdade, a igualdade e a tolerância. As suas ações não têm explicação nem justificação.

17-03-2016

O Cristão também tem direito à liberdade!

A perseguição aos Cristãos começou com o próprio Jesus Cristo, continuou com os seus apóstolos, muitos dos quais perseguidos e mortos enquanto pregavam, e continuou com os seus fiéis que durante séculos tiveram de se ocultar, dissimular e fugir para não serem mortos.

03-03-2016

Economia digital

A economia mundial está cada vez mais transformada numa economia digital. As tecnologias da informação e das comunicações são a base da economia moderna e inovadora.

18-02-2016

Mais Europa - Caminho de Progresso

A União Europeia enfrenta uma multiplicidade de críticas internas - dos seus próprios Estados-Membros e contra o seu funcionamento - e até ameaças de auto-exclusão, em contraponto com um contínuo aumento de pedidos de adesão, como é o caso da Bósnia que acaba de o formalizar.


04-02-2016

António Costa - O passa culpas

Nada no Orçamento de Estado para 2016 aconteceu como devia ter acontecido! A começar pelo governo que o apresenta e que não é o governo que os portugueses escolheram nas urnas

21-01-2016

Por Portugal.

No próximo domingo, votamos para eleger o Presidente da República. Nestas eleições, quem perde não pode ser Presidente! A convicção e o voto não serão desvirtuados. Ao contrário das recentes eleições legislativas, onde quem perdeu é hoje Primeiro-Ministro.

10-12-2015

Economia circular

A forma e a velocidade com que nos últimos 100 anos temos consumido recursos naturais são hoje reconhecidamente insustentáveis e não podem prosseguir,sob pena de se atingir uma situação de ruptura sem retorno possível.

26-11-2015

Antes que seja tarde

A União Europeia tem vivido uma sucessão e, por vezes, sobreposição de crises. Depois da crise das dívidas soberanas, seguiu-se a anexação da Crimeia por parte da Rússia, a crise dos refugiados e agora o terrorismo.


13-11-2015

Impacto da valorização dos produtos locais

Reiterando o reconhecimento e a importância da riqueza do património cultural e etnográfico que consubstanciam a identidade de cada região da União Europeia e dá vida ao lema “unidos na diversidade”, o Parlamento Europeu acaba de aprovar, por larga maioria, uma resolução a defender a necessidade de legislação para proteção das indicações geográficas (IG) para produtos não agrícolas, ou seja, o artesanato, bordados e cerâmica.


12-11-2015

TTIP e a nova centralidade de Portugal

A União Europeia e os Estados Unidos da América prosseguem actualmente negociações para o acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (conhecido pela sigla TTIP, do inglês “Transatlantic Trade and Investment Partnership”), esperando-se que se possa chegar a uma resolução final no próximo ano.


29-10-2015

Por um orçamento realista, responsável e credível

A União Europeia tem a responsabilidade de assegurar soluções para grandes desafios que tem hoje pela frente, nomeadamente situações de emergência, como é a crise migratória e de refugiados sem precedentes.


15-10-2015

O Náufrago

Das eleições legislativas em Portugal, resultou a vitória da coligação Portugal à Frente liderada por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas. Um resultado surpreendente para a generalidade dos politólogos, a que se juntou a derrota "impressionante" do PS e de António Costa, reconhecidamente o grande derrotado das eleições do passado dia 4 de Outubro.


03-07-2015

Plano Juncker: mais crescimento e emprego

Nas plataformas temáticas, destaco a energia como sendo estratégica para Portugal.


02-07-2015

Caminho certo e seguro

Não restam hoje dúvidas que os governantes radicais gregos do Syriza estão, de forma irresponsável e desumana, a levarem a Grécia para uma catástrofe de dimensão difícil de imaginar face a tudo que envolverá, para os gregos, uma saída do euro que parece cada vez mais inevitável.


19-06-2015

Desafios nacionais

A actualidade política nacional é indubitavelmente marcada por três assuntos que ocupam a ordem do dia de partidos, observadores e cidadãos que se interessam por estas coisas que dizem respeito a todos nós


04-06-2015

AS CRIANÇAS

Esta é uma semana especialmente dedicada às crianças, uma oportunidade para reforçar a sensibilização e os alertas da sociedade para os direitos e para os problemas e dramas das crianças.


21-05-2015

Não desperdiçar a retoma

As previsões económicas da Primavera de 2015 abrem horizontes positivos e geram boas expectativas. Há uma retoma da economia que se tem vindo a consolidar. As reformas estruturais e a promoção da responsabilidade orçamental começam a fazer efeito.


07-05-2015

Não repetir o erro

A 6 de Maio De 2012, o socialista François Hollande vencia as eleições presidenciais em França impedindo Sarkozy de conseguir a renovação do seu mandato e abrindo um novo ciclo politico no país.