Notícias

Prémio Escola na Europa leva alunos do Colégio D. Diogo de Sousa ao Parlamento Europeu

Ao longo de três dias, os alunos – liderados pelo director do colégio, Pe Cândido Sá – visitaram espaços de trabalho das instituições europeias e contactaram com vários eurodeputados, como Paulo Rangel, Carlos Coelho e Regina Bastos, para além dos encontros com José Manuel Fernandes.

O grupo pôde assim conhecer mais directa e aprofundadamente o funcionamento e os processos de decisão da União Europeia, a par de diversos temas e questões que marcam a actualidade e irão determinar o futuro do processo de integração europeia.

Os alunos puderam ainda perceber melhor o trabalho desenvolvido pelo eurodeputado José Manuel Fernandes ao nível da definição das perspectivas financeiras da União Europeia pós 2014 e do orçamento da UE, sobretudo no que toca às actuais funções de relator do orçamento de 2012 para as instituições europeias – como Parlamento, Conselho, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, entre outras. José Manuel Fernandes sublinhou o esforço suplementar que está a ser desenvolvido para a contenção e diminuição de despesas ao nível da administração europeia, assegurando maior eficiência para dar resposta aos novos desafios impostos pela crise global e em contraponto à entrada de novos estados-membros (a Croácia) e ao aumento de responsabilidades e competências.

Nesta visita a Bruxelas, entre os diferentes locais carismáticos da cidade belga, os alunos tiveram ainda a oportunidade de apreciar o Atomium – um edifício construído no âmbito da Expo 58, em forma de um cristal com 103 metros de altura, à base de tubos interligados – com 18 metros de diâmetro, por onde os visitantes circulam – e com 8 esferas nos vértices, onde se podem apreciar exposições e vistas panorâmicas.

Esta visita dos alunos do Colégio D. Diogo de Sousa a Bruxelas – que partiram na noite de domingo e regressaram na noite de quarta-feira – resulta do trabalho distinguido pelo Prémio Escola na Europa, ao nível do escalão C (ensino secundário e profissional), que o eurodeputado José Manuel Fernandes lançou no último ano lectivo. Recorde-se que o Centro Escolar Prof. António de Melo Machado, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, venceu o escalão A (1º ciclo) e a Escola Secundária de Barcelos venceu no escalão B (2.º e 3º ciclos), tem do cada um recebido um prémio de 500 euros.

No corrente ano lectivo, o eurodeputado José Manuel Fernandes reedita o Prémio Escola na Europa, desafiando todos os alunos, turmas e escolas dos distritos de Braga e Viana do Castelo à elaboração de trabalhos sobre o Minho e a União Europeia.