Notícias

Prémio Escola na Europa incentiva jovens alunos a ‘estudar’ a UE

Instituído e promovido pelo deputado europeu José Manuel Fernandes, o ‘Prémio Escola na Europa’ visa envolver todas as escolas dos distritos de Braga e Viana do Castelo, procurando fomentar o interesse, o conhecimento e o debate do funcionamento da União Europeia e das suas instituições, na sua relação com a região do Minho

O concurso será desenvolvido ao longo do próximo ano lectivo (2010/2011) e contempla prémios para os melhores trabalhos dos alunos das escolas, mediante a estratificação de patamares de participação organizada em três níveis de desenvolvimento escolar: 1º Ciclo; 2º e 3º Ciclos; Ensino Secundário e Profissional.

Os trabalhos a apresentar serão, nesta primeira edição, de tema livre, mas incidindo obrigatoriamente sobre a União Europeia e o Minho.

O formato dos trabalhos do 1º ciclo é livre. O formato dos trabalhos dos 2º e 3º ciclos, assim como do ensino secundário e profissional, terá de ser digital ou multimedia.

Para o desenvolvimento deste projecto, vamos procurar contar, naturalmente, com a colaboração dos Agrupamentos Escolares, que assumirão um papel fundamental na orientação para a concretização dos trabalhos – que poderão ser realizados por um aluno, um grupo de alunos, uma turma ou até várias turmas.

Cada agrupamento elegerá o melhor trabalho em cada nível do Prémio para apresentara uma primeira selecção concelhia. Dos melhores trabalhos de cada concelho, far-se-á a eleição final que determinará o vencedor do Minho em cada um dos níveis de escalonamento do Prémio.

Para o desenvolvimento do trabalho, os participantes poderão usar a plataforma web Pela Nossa Terra (www.pelanossaterra.eu), que se assumirá como foco de debate e desenvolvimento de ideias e de projectos, assim como de elemento base para pesquisa e prestação de informação relativamente a esta iniciativa.

O prémio para o vencedor do concurso ao nível do 1º Ciclo será de um cheque-brinde de 500 euros, para aquisição de material que o órgão de Direcção da Escola entenda como pertinente para a actividade escolar. Idêntico prémio será atribuído ao vencedor do concurso ao nível dos 2º e 3º Ciclos. O prémio para o vencedor do concurso ao nível do ensino secundário e profissional será uma viagem de turma a Bruxelas para visita ao Parlamento Europeu.

O Prémio Europa na Escola contempla ainda a atribuição de brindes e material didáctico/bibliográfico relativo à União Europeia, para as turmas e as escolas participantes.

As escolas dos vencedores finais em cada um dos níveis do Prémio Escola na Europa receberão ainda um troféu alusivo, a conceber por artista plástico do Minho.

A entrega dos prémios será efectuada em evento que terá lugar a 31 de Maio de 2011, em local a anunciar oportunamente.