Depois da aprovação das orientações estratégicas para o orçamento da União Europeia para 2011, a Comissão do Orçamento do Parlamento Europeu debateu hoje o projecto de Orçamento da União Europeia para 2011 apresentado pelo Comissário do Orçamento Janusz Lewandowski, numa sessão que contou com a intervenção do eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes (membro efectivo).
Este orçamento deverá ter 142,6 mil milhões de euros, um aumento 2,2% de face a 2010 e vem de encontro a várias propostas que José Manuel Fernandes apresentou no âmbito da definição das linhas gerais de orientação para a elaboração do novo Orçamento.
O Eurodeputado do PSD fez vingar emendas que pediam um reforço na Juventude, Educação e Inovação que são claramente as áreas aumentadas por esta proposta da Comissão Europeia.
José Manuel Fernandes sublinha que “este orçamento destaca a Juventude e a Inovação como áreas prioritárias do desenvolvimento da UE”.
Criada linha orçamental Programa Erasmus “Empreendedor” para o 1º emprego
O Deputado do PSD elogiou a proposta da Comissão que cria de facto uma linha orçamental destinada a um novo programa Erasmus Entrepreneurs que deverá ser dirigido aos jovens que procurem ou criem o seu primeiro emprego, indo encontro às preocupações e contributos que haviam já sido manifestados por jovens do Minho, que tiveram mesmo a oportunidade de explicar em Bruxelas algumas das suas ideias para a concretização deste programa.
Esta linha orçamental prevê “apenas” 2 milhões de euros, valor que José Manuel Fernandes considerou “baixo”, afirmando por isso “que deve ser reforçado”.
No entanto, José Manuel Fernandes lembrou um provérbio chinês que diz “uma longa caminhada começa sempre por um pequeno passo.”
Orçamento para a juventude cresce 13,4 %
De destacar nesta proposta de orçamento um crescimento de 13,4 % na área da juventude face ao orçamento de 2010, aumento este que significa mais 239 milhões de euros apenas na juventude, num total para esta área de 2019 milhões de euros. 37 % (754 milhões) deste montante é destinado à mobilidade de jovens investigadores.