O Eurodeputado José Manuel Fernandes foi hoje anfitrião de uma jornada de promoção e valorização dos Lenços de Namorados, levada a cabo no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Em colaboração direta com o Município de Vila Verde, a iniciativa “Europe, all about Love!” desafiou o Parlamento Europeu e os seus deputados e colaboradores dos 28 Estados-Membros a conhecerem e até aprenderem a bordar os Lenços de Namorados.
O trabalho e a aposta do município de Vila Verde nos Lenços de Namorados, como elemento-chave e catalisador de uma estratégia global de dinamização da economia local, foram apontados no Parlamento Europeu como “exemplo do forte impacto que uma tradição e marca identitária de um território pode representar para a economia e a criação de emprego, numa Europa que vale mais pela sua grande diversidade”.
O Eurodeputado José Manuel Fernandes e a sua colega alemã Monica Hohlmeier sublinharam precisamente a importância da diversidade regional para o desenvolvimento da União Europeia, que tem procurado disponibilizar recursos para a preservação e valorização das tradições locais, como fator de desenvolvimento das regiões e de reforço da coesão territorial da UE.
Neste evento promovido pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes, o Município de Vila Verde esteve representado pela Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, acompanhada por bordadeiras da Aliança Artesanal que, ao longo do dia, no interior do parlamento Europeu, deram a oportunidade a várias pessoas de diversas nacionalidades de bordarem um pequeno Lenço de Namorados que puderam levar consigo.
Nesta jornada – em que foram também oferecidos Lenços de Namorados às deputadas portuguesas dos diferentes partidos no Parlamento Europeu – foram muitos os europeus que fizeram questão de enaltecer a beleza e a qualidade dos diversos produtos “Namorar Portugal” que foram desenvolvidos sob inspiração nos Lenços de Namorados.
José Manuel Fernandes: uma tradição que gera emprego e cria riqueza
Na sessão oficial de apresentação do evento, o eurodeputado José Manuel Fernandes não escondeu “a satisfação e o orgulho” por ter podido promover a exposição dos Lenços de Namorados no Parlamento Europeu.
Fez questão de salientar que “são elementos de uma tradição secular que transportam os valores da solidariedade e da amizade. Mais do que nunca, a União Europeia precisa destes valores”.
“Hoje, os Lenços de Namorados e os seus motivos inspiram a arte, a cerâmica, o têxtil e calçado, a alta-costura, entre muitas outras áreas de atividade. Geram emprego e criam riqueza. A UE também precisa, neste momento, de tudo fazer para melhor dinamizar a economia de forma a promover emprego, e deve para isso mobilizar os ses recursos”, defendeu o assumido “Eurodeputado do Minho”.
Neste contexto, frisou que “o empreendedorismo, sobretudo feminino, tem permitido a criação de emprego.
No que toca à valorização dos Lenços de Namorados e dos seus motivos, José Manuel Fernandes destacou que “a inovação é uma constante, como provam os novos produtos ‘Namorar Portugal’, de grande sucesso”. Por isso, concluiu que “raízes, tradição, inovação, modernidade e emprego andam de mãos dadas”.
Monica Hohlmeier: oportunidade de divulgar belíssima tradição
Por seu turno, a eurodeputada e ex-ministra da educação alemã Monica Hohlmeier destacou a sua satisfação por ter sido possível, de uma forma tão elucidativa e prática, evidenciar no Parlamento Europeu como “as tradições e a cultura devem ser potenciadas”.
“Já fui ministra da Educação na Alemanha e, por isso, reconheço a importância das tradições e da cultura local. Já estive em Vila Verde e tive a oportunidade de visitar a cooperativa Aliança Artesanal e de conhecer esta belíssima tradição dos Lenços de Namorados, que permitiram inspirar o lançamento de novos produtos, o que prova o potencial da iniciativa e a certeza de que vai continuar a crescer”, declarou Monica Hohlmeier.
Dando conta da oportunidade da iniciativa, a eurodeputada deixou uma forte mensagem de felicitações: “Parabéns a todos os intervenientes e ao meu colega José Manuel Fernandes, por proporcionar um momento tão especial e de tão elevado valor cultural no Parlamento Europeu”.
Júlia Fernandes: loja online com mais de 5.000 visitas
Na qualidade de representante do Município de Vila Verde e presidente da Cooperativa Aliança Artesanal, a vereadora Júlia Fernandes aproveitou para testemunhar que “a marca ‘Namorar Portugal’ tem um potencial fantástico e uma força mobilizadora enorme”.
“Tendo por base os Lenços de Namorados e as suas escritas de amor, muitos têm sido os produtos lançados no mercado com elevado grau de sucesso. A loja online www.namorarportugal.pt conta já com mais de 5.000 visitas e tem já potenciado muitas oportunidades de negócio”, revelou a autarca vilaverdense.
Relativamente à iniciativa “Europe, all about Love!” no parlamento Europeu, Júlia Fernandes explicitou que o objetivo foi “mostrar à Europa a força das nossas tradições e o trabalho desenvolvido em Vila Verde, gerando notoriedade para o território e atraindo um número cada vez mais significativo de visitantes e gerando novos negócios, que contribuem para a dinamização do tecido económico local”.
Esta iniciativa – a que acrescem as entregas de Lenços de Namorados aos presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz – insere-se numa ação de internacionalização da marca ‘Namorar Portugal’ e de todos os produtos associados, de forma a “promover a região e a criar uma maior notoriedade do território”.