Durante a visita, o Deputado José Manuel Fernandes falou com vários representantes da indústria dos estados membros sobre as melhores práticas de gestão de bio-resíduos nos seus respectivos países. Entre os participantes estavam também Sr. Bartosz Zambrzycki da Comissão Europeia, DG Ambiente, Pilar García Doñoro
da Presidência espanhola, Mieke De Schoenmakere do Agência Pública de Resíduos da Flandres e Stefanie Budewig do Ministério do Ambiente alemão.
O objectivo da visita foi dar conhecimento dos aspectos técnicos de uma central de tratamento de bio-resíduos moderna. Durante a visita à central, os participantes observaram como se processa composto e gás natural a partir matéria orgânica dos resíduos que é convertida em electricidade.
No debate que teve lugar após a visita, o deputado José Manuel Fernandes, declarou estar convencido da necessidade de uma directiva específica para os bio-resíduos. Segundo José Manuel Fernandes, “precisamos de uma Directiva eficiente, sustentável e flexível com base na legislação existente, mas mais ambiciosa e com a tónica na prevenção”.
O deputado também destacou o papel do composto de alta qualidade a partir de bio-resíduos na luta contra a erosão dos solos.
Segundo o deputado, “incentivar a recolha separada tem uma componente pedagógica e impõe uma consciência ecológica que todos nós deveríamos ter”.