O Eurodeputado José Manuel Fernandes intervém amanhã, sexta-feira, na Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, numa conferência integrada no âmbito de um ciclo intenso de actividades no Minho dedicado à comemoração do Dia da Europa e à sensibilização de comunidades estudantis para o projecto da construção europeia no contexto nacional e global.
A conferência na Escola Sá de Miranda, sobre a situação actual e as perspectivas de evolução da União Europeia, terá lugar a partir das 15h00.
Nos contactos com os estudantes minhotos, o Eurodeputado José Manuel Fernandes tem partilhado informações, preocupações e expectativas sobre o rumo da União Europeia, dando particular destaque à necessidade de defesa dos valores humanistas e dos princípios de equidade social que estão na base da integração europeia e que deram origem a um percurso com mais de 60 anos, marcando um novo ciclo na História da Humanidade dominado pela paz, pelo desenvolvimento e pela profunda evolução da qualidade de vida das pessoas.
Perante as implicações da crise actual e as preocupações relativamente ao futuro, José Manuel Fernandes tem procurado desafiar os alunos para uma especial concentração de esforços na qualificação e na melhoria constante de formação e competências.
No contexto da Estratégia Europa 2020, o eurodeputado mostra particular atenção à opção pelo crescimento inteligente – num quadro estratégico que inclui a aposta num crescimento inclusivo e sustentável – como factor determinante para assegurar maior capacidade de competitividade e diferenciação de Portugal e também da União Europeia, confrontada por uma realidade global onde não encontra paralelo em termos de protecção social, respeito pelo ambiente e promoção dos direitos humanos, entre outros valores humanistas e sociais.
Nesse contexto, o eurodeputado do PSD salienta a importância e o impacto positivo da construção europeia, apesar da crise em que actualmente vivemos. Sustentabilidade e responsabilidade na gestão dos recursos que a UE coloca à disposição de Portugal, a par das estratégias definidas a nível comunitário para assegurar um futuro melhor para as novas gerações, fazem parte das recomendações que José Manuel Fernandes tem procurado transmitir aos alunos, que têm revelado particular interesse e bons conhecimentos sobre a União Europeia e o seu funcionamento.
Num mês marcado pela comemoração do Dia da Europa, assinalado a 9 de Maio, José Manuel Fernandes esteve em escolas de diferentes concelhos, como a Secundária Francisco de Holanda, a EB 2,3 D. Afonso Henriques e a Escola Santos Simões, todas de Guimarães. No concelho de Vila Verde, tiveram lugar sessões na Secundária de Vila Verde, EB 2,3 de Vila Verde e EB 2,3 de Moure, assim como na Escola Profissional Amar Terra Verde.
O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a EBI do Freixo – Ponte de Lima e a Escola Básica da Ponte – Vila das Aves fizeram igualmente parte deste périplo escolar, a par dos agrupamentos de S. Pedro de Rates – Póvoa de Varzim e Águas Santas – Maia.
O programa de conferências escolares deste mês de Maio – conciliado com a agenda de trabalhos do Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo -termina na próxima segunda-feira, dia 28, às 15h00, na comemoração do Dia da Escola da Secundária de Fafe.
IN, TV MINHO