Notícias

Eurodeputado destaca potencial do Presépio ao Vivo de Priscos

O eurodeputado José Manuel Fernandes visitou, ontem, o Presépio ao Vivo de Priscos, realçando o “potencial de valorização cultural e socioeconómica” que o evento, “de características únicas e de dimensão europeia”, representa para a comunidade local e também para a região.

“É um espaço de família, de educação e formação, onde se destaca a demonstração do saber fazer das comunidades rurais e das gentes locais. Para além de ser o maior da Europa, este é um presépio único também pelo facto de garantir que as artes e ofícios tradicionais sejam concretizados de forma real e efectiva. Aqui, mais do que figurantes, temos artífices e representações muito reais das actividades e das formas de viver da época”, comentou o eurodeputado, acompanhado pelo pároco de Priscos, padre João Torres.

Cumprindo um “agradável passeio” ao longo do presépio ao vivo que encerra no próximo fim- -de-semana, José Manuel Fernandes enalteceu a dedicação e a perseverança do pároco de Priscos e da comunidade, na concretização de um evento que mobiliza e envolve já pessoas de diferentes pontos do país.

“O presépio de Priscos é uma demonstração genuína da força e da potencialidade das tradições de cada comunidade local e da diversidade cultural e social da União Europeia para o objectivo de crescimento e coesão territorial do espaço europeu”, defendeu José Manuel Fernandes, dando ainda conta da qualidade dos trabalhos artesanais produzidos ao vivo no evento.

O Presépio ao Vivo de Priscos, que se apresenta como uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus, conta com cerca de 600 participantes, que dão vida a mais de 60 cenários instalados num espaço com cerca de 30 mil metros quadrados, junto à igreja paroquial de Priscos.

 

 

In:Correio do Minho