Notícias

“É urgente uma estratégia europeia de prevenção dos incêndios florestais e de apoio ao mundo rural”

O problema dos incêndios florestais e a necessidade de investir na prevenção e ordenamento do património florestal foram hoje chamados à colação na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, através da intervenção do Eurodeputado José Manuel Fernandes.

Reiterando a posição e o alerta já manifestados em pergunta prioritária à Comissão Europeia, o Eurodeputado do PPE declarou que “é urgente, que a União Europeia assuma uma estratégia de prevenção dos incêndios florestais e intensifique os programas de apoio ao mundo rural”.

“A União Europeia não investe na prevenção dos incêndios. Por outro lado, muitos destes incêndios são o resultado da desertificação e da ausência de políticas para o mundo rural”, explicou José Manuel Fernandes.

Em plenário, o Eurodeputado português relembrou que, “na União Europeia, infelizmente, todos os anos ardem várias centenas de milhares de hectares de floresta. Só este ano, em Portugal, a área ardida é superior a 100 000 hectares. Nem as áreas protegidas, como é exemplo o Parque Nacional da Peneda Gerês, escaparam. Só no Parque Nacional da Peneda Gerês foram mais de 8 000 hectares”.

“Estas catástrofes recorrentes destroem património natural e cultural, levam a danos irrecuperáveis no que diz respeito à biodiversidade, destroem infra-estruturas, agudizam os problemas ambientais”, alertou José Manuel Fernandes.