José Manuel Fernandes, coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, marcou presença.
Na qualidade de coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, José Manuel Fernandes, reuniu conjuntamente com os coordenadores dos outros grupos políticos e com a Comissão Europeia. O eurodeputado deixa claro quais os eixos essenciais e urgentes para a europa definidos nesse encontro.
1. APOIO HUMANITÁRIO:
“Não faltará dinheiro para o apoio humanitário aos refugiados ucranianos. Para tal, e se for necessário, faremos os reforços orçamentais que se impuserem. Os fundos não utilizados da Política de Coesão do período 2014/2020 representam vários milhares de milhões de euros e poderão ser reorientados para este objetivo”, começou por destacar o eurodeputado.
2. PLANO PARA COMBATER EFEITOS ECONÓMICOS NEGATIVOS:
Por outro lado, José Manuel Fernandes sublinhou que “há que preparar um plano europeu para combater os efeitos económicos negativos. É certo que o preço da energia e dos cereais vão subir. Os empréstimos do NGEU (o Plano Europeu de Recuperação e Resiliência) no valor de 360 mil milhões de euros não têm sido utilizados. Estes montantes continuam disponíveis e deverão ser utilizados neste plano”.
3. UNIÃO DA ENERGIA:
Para concluir, o coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos explicou que “vamos avançar para a União da Energia, de forma a sermos independentes do ponto de vista energético. As interconexões são fundamentais nesta matéria. Note-se que pagamos à Rússia em importações nesta área 60 mil milhões de euros por ano, o que é superior ao orçamento da defesa da Rússia (54.5 mil milhões de euros por ano)”