Notícias

União Europeia reforça apoio aos produtores de leite

O orçamento para 2010 aprovado pelo Parlamento Europeu assegura um reforço de verbas para apoio aos agricultores, com especial referência para os produtores de leite. No âmbito da a votação no Parlamento Europeu em Estrasburgo, o eurodeputado José Manuel Fernandes encarou o novo orçamento como “uma boa notícia para melhorar as perspectivas de vida para o novo ano”.

 

“É um bom orçamento, porque assegura um reforçado conjunto de mecanismos e recursos para contrariar a actual crise económica e social nos países europeus, e a um nível muito particular também na região do Entre-Douro e Minho, face ao agravamento dos números do desemprego”, comentou José Manuel Fernandes, relevando a situação especial dos produtores de leite, para os quais o novo orçamento consagra um apoio extraordinário de 300 milhões de euros.

 

No entanto, o parlamentar europeu eleito pelo PSD insistiu na necessidade de se criar “uma rubrica orçamental que estabeleça um Fundo permanente para este sector”, transformando em ordinário o apoio adicional de 300 milhões de euros.

 

“É importante, sobretudo ao nível dos apoios, garantir uma política preventiva, para evitar situações de desespero para as famílias”, justificou Fernandes.