O Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes enviou hoje à Comissão Europeia uma questão prioritária face aos alertas para a possibilidade de se verificar uma forte crise alimentar, com subidas acentuadas de preços em determinadas categorias de alimentos.
José Manuel Fernandes chama a atenção da Comissão para o relatório da Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FAO), publicado em Novembro e que refere a possibilidade de subidas nos preços de certas categorias de alimentos superiores aos valores registados no Verão de 2008.
Perante o actual cenário de crise económica e social, o Eurodeputado quer saber “que medidas pretende a Comissão tomar e que articulação propõe com os Estados-Membros para se fazer face à possibilidade de subidas nos preços dos alimentos”.
“Este cenário, num momento em que as famílias vêem o seu orçamento familiar a ser constantemente reduzido, pode ter consequências dramáticas em termos sociais, aumentando o risco de pobreza”, alerta José Manuel Fernandes.
Segundo o relatório da FAO, os preços internacionais da maior parte de mercadorias agrícolas têm aumentado nos últimos meses de forma acentuada, aproximando-se das subidas recordes da crise alimentar de Junho de 2008 e com a agravante das subidas de preços serem agora mais céleres que as registadas há dois anos e meio. O problema abrange desde o açúcar e cereais a lacticínios e carne
A FAO alerta mesmo para a necessidade de se assegurar um reforço da produção nas próximas colheitas deste ano, de forma a reequilibrar a capacidade de resposta ao consumo e as reservas mundiais.