O Parlamento Europeu aprovou hoje, por larga maioria, uma resolução que condena de forma veemente os recentes ataques contra cristãos no Médio Oriente e, em particular, no Iraque e no Egipto. Deputados de todos os grupos políticos uniram-se para condenar a violência contra cristãos e qualquer violência exercida com base na religião.
Durante o debate realizado no hemiciclo de Estrasburgo, n primeira sessão plenária de 2011, o Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes exigiu que, “para além da condenação dos ataques contra as comunidades cristãs, se tomem medidas para que os Estados onde se registam estes ataques respeitem e assegurem que todos possam exercer a sua liberdade religiosa”.
“Defendo que o Conselho, a Comissão e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton, actuem de forma firme, rápida, e enérgica nesta questão”, desafiou José Manuel Fernandes.
Catherine Ashton assegurou que “a União Europeia não vai fechar os olhos” à perseguição de cristãos em todo o mundo. Condenou os recentes ataques terroristas no Iraque e no Egipto, e o assassinato de Tajeer, Governador do Punjab, Paquistão. “Não devemos cair na armadilha de pensar que os extremistas e os terroristas nos vão aparecer à frente. Temos de resistir à manipulação da religião como forma de divisão. A melhor resposta para o extremismo é uma frente internacional unida, baseada nos padrões universais de liberdade de religião e de credo”, acrescentou.
Na sua intervenção, José Manuel Fernandes sublinhou que “as estatísticas sobre liberdade religiosa mostram que nos últimos anos a maioria dos actos de violência religiosa é praticada contra cristãos”. Uma situação que se pode comprovar no relatório de 2009 sobre a liberdade religiosa no mundo, elaborado pela organização ‘Aid to the Church in Need’.
“Em 2010, o número de ataques contra as comunidades cristãs aumentaram de forma preocupante. Em 2011 esses ataques prosseguiram, denunciou o Eurodeputado minhoto.
“Há infelizmente muitas vidas inocentes a lamentar em ataques sangrentos contra a comunidade cristã na Nigéria, no Paquistão, ataques terroristas contra os cristãos coptas em Alexandria, nas Filipinas, actos da jihad terrorista contra famílias cristãs assírias, ataques à bomba coordenados a casas de cristãos em Bagdade, no Iraque. Regista-se repressão no Vietname contra as actividades da igreja católica e de outras comunidades religiosas”, denunciou José Manuel Fernandes.
A resolução aprovada hoje pelo PE pode ser consultada em:
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?type=MOTION&reference=P7-RC-2011-0039&language=PT