Notícias

Entrega de prémios aos vencedores do concurso ‘Escola na Europa’

O auditório Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi demasiado pequeno para receber a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso ‘Escola na Europa’, promovido pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, com o claro objectivo de ampliar os conhecimentos da região minhota, bem como em torno da União Europeia. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e ao número de participantes, o eurodeputado acredita que “com este nível de aplicação é possível vencer os desafios”.

‘O Minho no Coração da Europa’, da Escola EB1 do Carandá, pertencente ao Agrupamento de  Escolas André Soares, conquistou o primeiro lugar exaequeo com ‘As fases do Linho’, da Escola Básica de Távora, num prémio referente ao 1.º ciclo e com um valor monetário de 250 euros. Já referente ao 2.º e 3.º ciclos, a primeira posição foi para a EBI de Castelo de Neiva, com o trabalho ‘Viana fica no Coração’, cujo prémio são 500 euros.

Por último, o prémio relativo ao Ensino Secundário e Profissional, foi conquistado pela Escola Profissional do Alto Minho Interior, pólo de Paredes de Coura. Os alunos do curso de multimédia, grande parte provenientes dos países da lusofonia, conquistaram uma viagem a Bruxelas, onde vão conhecer o Parlamento Europeu e privar com o eurodeputado José Manuel Fernandes.

O deputado, natural de Vila Verde, a defender os distritos de Braga e de Viana do Castelo no Parlamento Europeu, lançou uma mensagem de esperança, numa altura em que na União Europeia se está a debater as linhas mestras a partir de 2020. No que diz respeito à educação, “os objectivos são ambiciosos”.

“Reduzir o abandono escolar para menos 10 por cento e 40 por cento dos habitantes com 34 anos terem um diploma de ensino superior são dois grandes desafios, mas podemos vencê-los. Este concurso foi um exemplo disso. Participação e partilha, entre os alunos, os professores e toda uma comunidade escolar que serão as gerações futuras”.

 

in, Correio do Minho