Notícias

ACIAB reuniu com eurodeputado José Manuel Fernandes

No dia 11 de janeiro, a ACIAB reuniu com o eurodeputado José Manuel Fernandes no sentido de este tomar conhecimento da realidade do tecido empresarial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e informar acerca da dinâmica dos projetos europeus.

A ACIAB fez-se representar pelo presidente da direção, Paulo Falcão Teixeira, o vice-presidente, João Esteves e o vice-presidente executivo, Francisco Peixoto Araújo que abordaram, de forma concreta, o trabalho que tem sido desenvolvido pela ACIAB durante estes últimos anos e a sua estratégia para atingir os objetivos previamente delineados.

José Manuel Fernandes falou das pequenas e médias empresas (PME) e da sua importância na economia do país, que geram 82% do emprego em Portugal, taxa que o coloca acima da média da União Europeia. Paralelamente, o deputado falou sobre a forma de funcionamento dos próximos fundos comunitários, nomeadamente o QREN 2014-2020 e as áreas basilares sobre as quais vai incidir.

A “Estratégia Europa 2020” foi outro dos temas abordados, onde se aprofundaram os cinco objetivos em que assenta sendo eles o Emprego; a I&D e Inovação; as alterações Climáticas & Energia; a Educação e a Pobreza e Exclusão Social. De forma sintética, a UE 2020 assenta em três pilares fundamentais, o crescimento inteligente, o crescimento sustentável e o crescimento inclusivo e todos os projetos que forem aprovados no âmbito europeu terão como meta atingir estes alicerces.

Este encontro permitiu a José Manuel Fernandes conhecer o trabalho desenvolvido pela ACIAB e a sua intervenção na região e, particularmente, no tecido empresarial. O Deputado do Parlamento Europeu demonstrou a sua total disponibilidade para colaborar e apoiar a ACIAB no sentido de estabelecer parcerias e ajudar a atingir objetivos que vão de encontro às metas estabelecidas pela União Europeia. Por parte da ACIAB, a reunião possibilitou conhecer melhor a realidade da UE para os próximos anos no âmbito dos fundos comunitários para o desenvolvimento da economia.

 

*** Nota da ACIAB ***