Notícias

Jovens vão passar a usarem competências e qualificações a favor do seu território

O eurodeputado José Manuel Fernandes esteve hoje na Escola EB 2,3 de Pedome, no concelho de Vila Nova de Famalicão, correspondendo a convite endereçado pelo estabelecimento escolar no âmbito da formação socioeducativa dos jovens alunos, com particular incidência no contexto da União Europeia

No encontro com os alunos, José Manuel Fernandes deixou uma mensagem de confiança no futuro de Portugal e um desafio para o empenho na formação e valorização de competências, como “caminho para o sucesso de cada um e também do país, num mundo global cada vez mais concorrencial”.

Os portugueses têm uma imagem de crédito e competência cada vez mais reforçada no Mundo. A qualificação dos nossos jovens é apontada hoje, na Europa, como marca diferenciadora de qualidade, ao ponto de serem preferencialmente procurados no mercado europeu de trabalho. Os jovens são, por isso, uma mais valia e um recurso de grande importância que Portugal muito precisa para assegurar um presente e um futuro mais positivos e sustentáveis”, defendeu o eurodeputado do PSD.

Em contraponto ao fenómeno da saída de jovens valores do país nos “tempos mais recentes de crise e necessidade de recuperação das contas do país”, José Manuel Fernandes manifestou a confiança nos sinais positivos da evolução do País, que valorizou sobretudo como indicadores que podem assegurar “um novo ciclo de desenvolvimento e de atração para os jovens qualificados portugueses usarem as suas competências a favor do seu território”.

“Essa tem de ser a nossa ambição. Sermos um país com capacidade para garantir condições para que as novas gerações olhem para Portugal como um espaço privilegiado para concretizar os seus projetos profissionais e de vida. Todos teremos a ganhar. Teremos, seguramente, um país mais forte. É para isso que estamos a trilhar este caminho difícil, de recuperar credibilidade e recolocar as contas em dia, dentro das nossas capacidades, e assim desonerar o futuro e as novas gerações. Este é um caminho de solidariedade e de responsabilidade”, defendeu o eurodeputado, reiterando que a defesa do Minho como causa especial da sua ação no âmbito do mandato de representação nacional no Parlamento Europeu.

Vincando a determinação na defesa da coesão social e territorial, tanto no processo de crescimento económico como na aplicação de fundos europeus, José Manuel Fernandes sublinhou ainda o impacto do papel dos jovens para a concretização da Estratégia Europa 2020, assente nas prioridades para um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo.

“Os jovens são um valor ainda mais preponderante para Portugal e para a nossa região, quando olhamos para o fenómeno cada vez mais intenso do envelhecimento da população, assim como quando percebemos o problema da escassez de recursos, o que impõe a necessidade de implementação do conceito da sociedade da reciclagem e da eficiência na utilização dos recursos”, acrescentou o eurodeputado.

Para este crescimento inteligente e sustentável do ponto de vista económico ambiental, onde há ainda a acrescentar o objetivo inclusivo da promoção do emprego e valorização social das pessoas, José Manuel Fernandes destacou o papel das escolas, apontando como prioridade estratégica a aposta na formação e conhecimento.

A sessão, onde marcaram ainda presença professores e responsáveis do agrupamento escolar, ficou igualmente marcada pela valorização da União Europeia como espaço de referência à escala planetária, enquanto território com melhor qualidade de vida, maior liberdade e democracia, com mais direitos humanos e sociais e respeito pelo ambiente.

“Da União Europeia vem muito dinheiro para nos apoiar e ajudar a sermos mais desenvolvidos e competitivos. Mas a UE não são apenas fundos. Significa também paz, segurança, solidariedade, partilha e qualidade de vida”, afirmou José Manuel Fernandes, reforçando ainda que, “se não fosse a União Europeia, ninguém tinha deitado a mão a Portugal quando deixou de haver dinheiro e crédito para pagar pensões e salários”.