Notícias

Eurodeputado José Manuel Fernandes propõe lançar concurso europeu de fotografia sobre o Gerês

O Eurodeputado José Manuel Fernandes está apostado em promover um concurso europeu de fotografia sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês. O objetivo é reforçar a “valorização internacional de um espaço que se reveste de caraterísticas e mais-valias únicas no Mundo”.

O projeto foi assumido pelo eurodeputado em Terras de Bouro, numa sessão pública sobre os fundos europeus promovida pela Junta de Freguesia de Moimenta e que contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Cracel.

Perante mais de uma centena de pessoas que sobrelotaram o auditório da Escola EB 2,3 Pe Martins Capela, o autarca Joaquim Cracel acolheu com agrado a proposta lançada por José Manuel Fernandes, que pretende igualmente envolver os restantes municípios do Parque Nacional: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre e Ponte da Barca.

“Temos um território único no Mundo. Temos de saber tirar o máximo proveito, de forma sustentável, das potencialidades não só do Gerês, assim como de todo este nosso Minho, que é sem dúvida a região com maior diversidade concentrada do mundo, desde o mar ao interior até às serras, com o fantástico Gerês e incluindo a riqueza cultural e das tradições do nosso mundo rural, com uma gastronomia, um clima e uma envolvência humana e social sem igual”, desabafou o eurodeputado.

Frisando que tem procurado “dar o máximo” enquanto eurodeputado, numa atitude de “colaboração e envolvimento com os mais diversos agentes locais para o desenvolvimento da nossa região”, José Manuel Fernandes confessou-se entusiasmado pelo interesse manifestado pelos terrabourenses em refletir, debater e saber mais sobre os recursos financeiros que são disponibilizados pela União Europeia.

O eurodeputado fez questão de reassumir o seu compromisso em defesa da coesão social e territorial. “Esta União Europeia, construída na base em valores como a paz entre povos, a solidariedade e a dignidade humana, assume uma aposta clara na coesão e no desenvolvimento das suas regiões mais pobres e mais periféricas”, assegurou.

Nesse sentido, apontou a Estratégia Europa 2020, que vai orientar a aplicação dos próximos fundos europeus e que assenta num crescimento inteligente, sustentável e sobretudo inclusivo, em que “ninguém pode ficar para trás”. Mas advertiu que, “para isso, é também preciso sabermos o que queremos para o nosso território”. Nesse quadro valorizou a importância dos fundos europeus serem “bem utilizados para melhorarem a atratividade e as potencialidades do território, assim como a competitividade das empresas no contexto do mundo global e tendo em vista a criação de emprego”.

Na sessão, Joaquim Cracel enalteceu o empenho do eurodeputado José Manuel Fernandes no seu trabalho de proximidade e a atenção especial dada a Terras de Bouro, onde promoveu uma Festa da Europa e realizou diversas ações, com Bombeiros e em escolas e outras instituições. Um reconhecimento que foi corroborado pelo presidente da Junta de Moimenta, Manuel Tibo

Joaquim Cracel lembrou ainda o impacto dos fundos comunitários na melhoria de condições de vida para todos os terrabourenses, apontando os apoios financeiros que foram fundamentais para estradas e pontes, requalificar a vila termal do Gerês, renovar escolas e construir a piscina municipal, entre outras obras.

Na resposta, José Manuel Fernandes explicou que “o trabalho de proximidade é igualmente importante e fundamental para assegurar o bom cumprimento da sua missão política, porque é assim que pode conhecer e perceber melhor a realidade, as necessidades e as expectativas das populações e das instituições, de forma a encontrar as melhores soluções”.