Artigos de Opinião: José Manuel Fernandes


18-02-2016

Mais Europa - Caminho de Progresso

A União Europeia enfrenta uma multiplicidade de críticas internas - dos seus próprios Estados-Membros e contra o seu funcionamento - e até ameaças de auto-exclusão, em contraponto com um contínuo aumento de pedidos de adesão, como é o caso da Bósnia que acaba de o formalizar.


26-11-2015

Antes que seja tarde

A União Europeia tem vivido uma sucessão e, por vezes, sobreposição de crises. Depois da crise das dívidas soberanas, seguiu-se a anexação da Crimeia por parte da Rússia, a crise dos refugiados e agora o terrorismo.


13-11-2015

Impacto da valorização dos produtos locais

Reiterando o reconhecimento e a importância da riqueza do património cultural e etnográfico que consubstanciam a identidade de cada região da União Europeia e dá vida ao lema “unidos na diversidade”, o Parlamento Europeu acaba de aprovar, por larga maioria, uma resolução a defender a necessidade de legislação para proteção das indicações geográficas (IG) para produtos não agrícolas, ou seja, o artesanato, bordados e cerâmica.


12-11-2015

TTIP e a nova centralidade de Portugal

A União Europeia e os Estados Unidos da América prosseguem actualmente negociações para o acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (conhecido pela sigla TTIP, do inglês “Transatlantic Trade and Investment Partnership”), esperando-se que se possa chegar a uma resolução final no próximo ano.


29-10-2015

Por um orçamento realista, responsável e credível

A União Europeia tem a responsabilidade de assegurar soluções para grandes desafios que tem hoje pela frente, nomeadamente situações de emergência, como é a crise migratória e de refugiados sem precedentes.


15-10-2015

O Náufrago

Das eleições legislativas em Portugal, resultou a vitória da coligação Portugal à Frente liderada por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas. Um resultado surpreendente para a generalidade dos politólogos, a que se juntou a derrota "impressionante" do PS e de António Costa, reconhecidamente o grande derrotado das eleições do passado dia 4 de Outubro.


03-07-2015

Plano Juncker: mais crescimento e emprego

Nas plataformas temáticas, destaco a energia como sendo estratégica para Portugal.


02-07-2015

Caminho certo e seguro

Não restam hoje dúvidas que os governantes radicais gregos do Syriza estão, de forma irresponsável e desumana, a levarem a Grécia para uma catástrofe de dimensão difícil de imaginar face a tudo que envolverá, para os gregos, uma saída do euro que parece cada vez mais inevitável.


19-06-2015

Desafios nacionais

A actualidade política nacional é indubitavelmente marcada por três assuntos que ocupam a ordem do dia de partidos, observadores e cidadãos que se interessam por estas coisas que dizem respeito a todos nós


04-06-2015

AS CRIANÇAS

Esta é uma semana especialmente dedicada às crianças, uma oportunidade para reforçar a sensibilização e os alertas da sociedade para os direitos e para os problemas e dramas das crianças.


21-05-2015

Não desperdiçar a retoma

As previsões económicas da Primavera de 2015 abrem horizontes positivos e geram boas expectativas. Há uma retoma da economia que se tem vindo a consolidar. As reformas estruturais e a promoção da responsabilidade orçamental começam a fazer efeito.


07-05-2015

Não repetir o erro

A 6 de Maio De 2012, o socialista François Hollande vencia as eleições presidenciais em França impedindo Sarkozy de conseguir a renovação do seu mandato e abrindo um novo ciclo politico no país.


09-04-2015

União da Energia

A 'União da Energia' é essencial para a segurança e o crescimento económico da União Europeia, permitindo ainda o reforço do combate às alterações climáticas. O ponto de partida é bem conhecido.


13-03-2015

3 E’s - Emprego, Empresas e Empreendedorismo

Orçamento da UE é predominantemente de investimento, tendo apenas 6% de despesas de administração, com um impacto reforçado perante as limitações económicas e orçamentais que persistem nos Estados-Membros.


02-03-2015

Solidariedade e Responsabilidade

Acredito na solidariedade e na partilha como valores essenciais para a construção da Paz e do desenvolvimento. É evidente que a solidariedade exige respeito e responsabilidade. O rigor e o mérito devem ser valorizados. Infelizmente, na União Europeia e no Mundo, corremos sérios riscos de nos desviarmos deste caminho.


12-02-2015

Pela Nossa Terra

Neste ciclo de grandes desafios e momentos especiais que está a viver a Europa – como é, de resto, já normal na longa e intensa história deste continente de referência no Planeta –, ganha uma nova força o lema da UE “Unidos na Diversidade”.


29-01-2015

Grécia: Enfrentar a realidade - sem bluff!

Foi sem surpresa que o Syriza de Alexis Tsipras (uma espécie de bloco de esquerda) ganhou as eleições legislativas na Grécia no passado domingo. Em 2° lugar, praticamente com a mesma percentagem que lhe tinha dado a vitoria nas últimas eleições, ficou a Nova Democracia do até agora primeiro-ministro Antonis Samaras, com 27,8%. Na Grécia (para se favorecer a constituição de maiorias parlamentares) o partido vencedor tem automaticamente um bónus de 50 deputados, num universo de 300 parlamentares.


15-01-2015

Pela Liberdade! Sem Medo!

Os crimes cometidos em França foram contra toda a União Europeia e contra os nossos valores. A UE é um espaço de paz, solidariedade, tolerância religiosa, liberdade, aceitando-se e respeitando-se as diferenças, a diversidade religiosa e cultural. Estamos imbuídos da ideia de que a dignidade humana é transcendental, inalienável e inviolável.


18-12-2014

NATAL E O OUTRO

É Natal. Tempo mágico e transcendental, não apenas pela sua simbologia, mas também pela capacidade de estimular os mais fortes sentimentos e valores humanistas. Os valores da partilha, solidariedade, tolerância são nesta época reforçados. É ainda um tempo de perdão e reconciliação.


11-10-2012

Se o velho pudesse e o jovem soubesse…

Estamos a comemorar o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Temos falado alguma coisa do envelhecimento activo e quase nada - ou nada - da solidariedade entre gerações