Artigos de Opinião

15-04-2016

Devemos ser mais competitivos e corajosos na captação de fundos europeus

A União Europeia disponibiliza um extenso e diversificado conjunto de recursos para apoiar as empresas e o crescimento económico.

14-04-2016

A nossa ambição e os 30 anos na Europa

Portugal completa, este ano, 30 anos de vida como Estado-Membro da comunidade europeia. Um caminho que começou com a então Comunidade Económica Europeia (CEE) e que prossegue hoje com uma mais intensa e abrangente União Europeia.

28-03-2016

Avançar. Sem medo!

Os terroristas, para defenderem a sua "ideologia", matam indiscriminada e cobardemente na tentativa de destruir os valores ocidentais. Atacam a democracia, a liberdade, a igualdade e a tolerância. As suas ações não têm explicação nem justificação.

17-03-2016

O Cristão também tem direito à liberdade!

A perseguição aos Cristãos começou com o próprio Jesus Cristo, continuou com os seus apóstolos, muitos dos quais perseguidos e mortos enquanto pregavam, e continuou com os seus fiéis que durante séculos tiveram de se ocultar, dissimular e fugir para não serem mortos.

03-03-2016

Economia digital

A economia mundial está cada vez mais transformada numa economia digital. As tecnologias da informação e das comunicações são a base da economia moderna e inovadora.

18-02-2016

Mais Europa - Caminho de Progresso

A União Europeia enfrenta uma multiplicidade de críticas internas - dos seus próprios Estados-Membros e contra o seu funcionamento - e até ameaças de auto-exclusão, em contraponto com um contínuo aumento de pedidos de adesão, como é o caso da Bósnia que acaba de o formalizar.


04-02-2016

António Costa - O passa culpas

Nada no Orçamento de Estado para 2016 aconteceu como devia ter acontecido! A começar pelo governo que o apresenta e que não é o governo que os portugueses escolheram nas urnas

21-01-2016

Por Portugal.

No próximo domingo, votamos para eleger o Presidente da República. Nestas eleições, quem perde não pode ser Presidente! A convicção e o voto não serão desvirtuados. Ao contrário das recentes eleições legislativas, onde quem perdeu é hoje Primeiro-Ministro.

10-12-2015

Economia circular

A forma e a velocidade com que nos últimos 100 anos temos consumido recursos naturais são hoje reconhecidamente insustentáveis e não podem prosseguir,sob pena de se atingir uma situação de ruptura sem retorno possível.

26-11-2015

Antes que seja tarde

A União Europeia tem vivido uma sucessão e, por vezes, sobreposição de crises. Depois da crise das dívidas soberanas, seguiu-se a anexação da Crimeia por parte da Rússia, a crise dos refugiados e agora o terrorismo.


13-11-2015

Impacto da valorização dos produtos locais

Reiterando o reconhecimento e a importância da riqueza do património cultural e etnográfico que consubstanciam a identidade de cada região da União Europeia e dá vida ao lema “unidos na diversidade”, o Parlamento Europeu acaba de aprovar, por larga maioria, uma resolução a defender a necessidade de legislação para proteção das indicações geográficas (IG) para produtos não agrícolas, ou seja, o artesanato, bordados e cerâmica.


12-11-2015

TTIP e a nova centralidade de Portugal

A União Europeia e os Estados Unidos da América prosseguem actualmente negociações para o acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (conhecido pela sigla TTIP, do inglês “Transatlantic Trade and Investment Partnership”), esperando-se que se possa chegar a uma resolução final no próximo ano.


29-10-2015

Por um orçamento realista, responsável e credível

A União Europeia tem a responsabilidade de assegurar soluções para grandes desafios que tem hoje pela frente, nomeadamente situações de emergência, como é a crise migratória e de refugiados sem precedentes.


15-10-2015

O Náufrago

Das eleições legislativas em Portugal, resultou a vitória da coligação Portugal à Frente liderada por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas. Um resultado surpreendente para a generalidade dos politólogos, a que se juntou a derrota "impressionante" do PS e de António Costa, reconhecidamente o grande derrotado das eleições do passado dia 4 de Outubro.


03-07-2015

Plano Juncker: mais crescimento e emprego

Nas plataformas temáticas, destaco a energia como sendo estratégica para Portugal.


02-07-2015

Caminho certo e seguro

Não restam hoje dúvidas que os governantes radicais gregos do Syriza estão, de forma irresponsável e desumana, a levarem a Grécia para uma catástrofe de dimensão difícil de imaginar face a tudo que envolverá, para os gregos, uma saída do euro que parece cada vez mais inevitável.


19-06-2015

Desafios nacionais

A actualidade política nacional é indubitavelmente marcada por três assuntos que ocupam a ordem do dia de partidos, observadores e cidadãos que se interessam por estas coisas que dizem respeito a todos nós


04-06-2015

AS CRIANÇAS

Esta é uma semana especialmente dedicada às crianças, uma oportunidade para reforçar a sensibilização e os alertas da sociedade para os direitos e para os problemas e dramas das crianças.


21-05-2015

Não desperdiçar a retoma

As previsões económicas da Primavera de 2015 abrem horizontes positivos e geram boas expectativas. Há uma retoma da economia que se tem vindo a consolidar. As reformas estruturais e a promoção da responsabilidade orçamental começam a fazer efeito.


07-05-2015

Não repetir o erro

A 6 de Maio De 2012, o socialista François Hollande vencia as eleições presidenciais em França impedindo Sarkozy de conseguir a renovação do seu mandato e abrindo um novo ciclo politico no país.


09-04-2015

União da Energia

A 'União da Energia' é essencial para a segurança e o crescimento económico da União Europeia, permitindo ainda o reforço do combate às alterações climáticas. O ponto de partida é bem conhecido.


26-03-2015

Ucrânia - Uma luta de todos nós

A Ucrânia vive desde 2013 numa situação de guerra com um vizinho poderoso e que não olha a meios, na pior tradição soviética, para atingir os seus fins políticos e económicos.

13-03-2015

3 E’s - Emprego, Empresas e Empreendedorismo

Orçamento da UE é predominantemente de investimento, tendo apenas 6% de despesas de administração, com um impacto reforçado perante as limitações económicas e orçamentais que persistem nos Estados-Membros.


02-03-2015

Solidariedade e Responsabilidade

Acredito na solidariedade e na partilha como valores essenciais para a construção da Paz e do desenvolvimento. É evidente que a solidariedade exige respeito e responsabilidade. O rigor e o mérito devem ser valorizados. Infelizmente, na União Europeia e no Mundo, corremos sérios riscos de nos desviarmos deste caminho.


12-02-2015

Pela Nossa Terra

Neste ciclo de grandes desafios e momentos especiais que está a viver a Europa – como é, de resto, já normal na longa e intensa história deste continente de referência no Planeta –, ganha uma nova força o lema da UE “Unidos na Diversidade”.