Artigos de Opinião

10-05-2018

Caminhos muito perigosos

Ontem, dia 9 de Maio, celebramos o Dia da Europa. Foi a 9 de Maio de 1950 que Robert Schuman, ministro dos negócios estrangeiros francês, proferiu uma declaração com afirmações bem atuais.

26-04-2018

Um disparate e uma injustiça

Os fundos europeus são cruciais para o desenvolvimento de Portugal. Desde a entrada na União Europeia, tivemos anos de desenvolvimento e investimento em infraestruturas sem igual na nossa história. Mas hoje começamos a estar demasiado dependentes de fundos europeus.

21-04-2018

Pela Nossa Terra - Trás-os-Montes 2018

Esta é a a oitava edição e mais uma demonstração do compromisso de proximidade e de valorização do nosso território do Eurodeputado José Manuel Fernandes. É uma homenagem e um reconhecimento aos autarcas transmontanos, que fazem um trabalho notável nos municípios e nas freguesias, a favor da coesão social, económica e territorial.


12-04-2018

Estamos todos ligados

Integrei uma delegação do Parlamento Europeu numa missão à Moldávia. Reunimos com o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e vários Ministros, líderes de todos os Partidos e organizações da sociedade civil. Visitamos projetos que a UE financia, apesar de a Moldávia não fazer parte da UE. A Moldávia é o país mais pobre da Europa com reformas rurais na ordem dos 50 euros mensais e salários médios inferiores a 300 euros. Percebemos melhor a realidade quando a vemos, tocamos e sentimos.

15-03-2018

Pela Nossa Terra

Sou um português assumidamente confiante nas capacidades e nas potencialidades do nosso país e das nossas gentes, um defensor acérrimo da nossa região, municipalista e, simultaneamente, um europeísta convicto...

09-03-2018

Pela Nossa Terra - Minho 2018

Esta é a a oitava edição e mais uma demonstração do compromisso de proximidade e de valorização do nosso território do Eurodeputado José Manuel Fernandes. É uma homenagem e um reconhecimento aos autarcas minhotos, que fazem um trabalho notável nos municípios e nas freguesias, a favor da coesão social, económica e territorial. Nestas páginas, deixa o seu contributo com informação sobre o Plano Juncker, os fundos e as perspetivas para o financiamento das políticas europeias.


01-03-2018

Os eleitores escolhem outros!

Na União Europeia, vivemos em Paz, democracia e liberdade, temos a maior economia do planeta e usufruímos de um excelente Estado Social.

24-02-2018

Lucros do BCE devem ajudar Europa - Jornal Expresso

Deputado do PSD ao Parlamento Europeu, sobre o financiamento europeu


15-02-2018

O PSD e Portugal

O Partido Social Democrata nasceu do povo e em Portugal. Sou socialdemocrata e identifico-me com o PSD. Defendo a liberdade, a democracia, a dignidade humana, a solidariedade. Quero igualdade de oportunidades, mas não quero que seja tudo igual. É essencial promover o mérito e, em simultâneo, ajudar quem mais precisa. Na caminhada da vida não podemos deixar ninguém para trás. Defendo a ascensão social de cada pessoa.

01-02-2018

Mais Valia

Os jovens têm de ser a principal prioridade das políticas públicas, dos orçamentos de Estado e dos fundos e programas europeus. Não podemos desperdiçar a força dos jovens, o seu talento e criatividade, as suas competências.


18-01-2018

Proteger e salvar vidas humanas

A segurança e a proteção civil são uma competência de cada Estado-Membro. No entanto, a União Europeia tem a obrigação de apoiar e coordenar intervenções de socorro e assistência sempre que tal se imponha. Salvar vidas humanas tem de ser a máxima prioridade para todos nós. Face às alterações climáticas, estamos cada vez mais sujeitos a fenómenos extremos, com impactos sucessivamente mais graves. Também não estamos livres de terramotos, ataques terroristas ou epidemias, como as dos vírus ébola e zica.

21-12-2017

As “Raríssimas” são raras mas não são muito raríssimas!

As instituições particulares e de solidariedade social (IPSS), incluindo misericórdias, centros sociais, associações e outras coletividades, fazem um trabalho notável em Portugal, contribuindo para a inclusão e a coesão social, económica e territorial. A maior parte dos seus dirigentes faz voluntariado de forma anónima, contribuindo financeiramente para além do tempo pessoal que disponibilizam gratuitamente.


16-12-2017

Plano Juncker 2.0 - Oportunidade para Portugal (Jornal Expresso)

Esta semana, o Parlamento Europeu aprovou o reforço e a extensão do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) - Plano Juncker 2.0 - que passará a mobilizar 500 mil milhões de euros até 2020.


07-12-2017

Mário Centeno vai exigir a António Costa

Mário Centeno foi eleito esta segunda-feira presidente do Eurogrupo, o que prestigia o próprio e Portugal. (...)

23-11-2017

Iguais a António Costa!

Na madrugada do passado sábado - depois de mais de 16 horas de negociação -, o Parlamento Europeu chegou a acordo com o Conselho para o orçamento da UE de 2018.


09-11-2017

Os “tijolos” do Papa Francisco

No mês passado, participei numa conferência sobre o futuro do projeto europeu intitulada “Re-pensar a Europa”, promovida no Vaticano pela Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE). Muito agradeço o convite do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, em nome da Conferência Episcopal Portuguesa.


26-10-2017

Simplesmente abandonados

Pensávamos que Pedrógão Grande não se repetiria. Foi há 4 meses. No dia 17 de Junho, morreram 64 pessoas e mais de 250 ficaram feridas. Os erros e a incompetência do Governo na área da Proteção Civil ficaram bem evidentes e não era preciso esperar por um relatório para nos dizer que tinha corrido tudo mal.

12-10-2017

Obrigado por reforçarem a democracia!

As eleições autárquicas são as que têm menor taxa de abstenção, as que envolvem mais candidatos, obrigam à proximidade e, por isso, constituem um hino à democracia.

22-06-2017

O governo vai fazer de conta

O governo de António Costa prega o descentralismo, mas pratica o centralismo. A última prova foi a decisão de propor a cidade de Lisboa para nova sede da Agência Europeia do Medicamento (AEM), que vai sair do Reino Unido em virtude do Brexit.

08-06-2017

Não estou certo!


11-05-2017

Melhores ações e respostas

Emmanuelle Macron ganhou as eleições presidenciais francesas. É motivo de satisfação para os que defendem uma União livre e solidária, aberta, multicultural e tolerante. É motivo de tristeza para os radicais de direita e de esquerda que defendem o protecionismo, o fim do euro e da União Europeia.


27-04-2017

Será demasiado tarde!

Os radicais de direita e de esquerda estão a aprisionar os moderados. Tenho repetido esta frase, confirmada pelos resultados da primeira volta, do passado domingo, para as presidenciais em França. Foi o banqueiro Emmanuel Macron, ex-ministro de François Hollande, mas que se afirma independente, nem de esquerda nem de direita, defensor dos valores da UE, que venceu a primeira volta com 23,9%. Terá a acompanhá-lo, na segunda volta, Marine Le Pen, que obteve 21,4% dos votos. François Fillon teve 19,9%, o candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon teve 19,5%, e o grande derrotado foi o candidato socialista Benoît Hamom, que teve apenas 6,3% dos votos. A conclusão é simples: os radicais cresceram e aproximam-se, em termos de votos, dos moderados.

13-04-2017

Financiamento Extraordinário

Desde o Tratado de Lisboa que o Quadro Financeiro Plurianual -QFP- é um acto juridicamente vinculativo, onde são fixados, por categoria de despesa, os montantes dos limites máximos anuais e o limite máximo anual das dotações para pagamentos, reflectindo as políticas da União para um período de, pelo menos, cinco anos.

30-03-2017

Entalados pelos radicais

Temos pela frente dois longos anos, se tudo correr como estabelecido, para a saída do Reino Unido da União Europeia. Ontem, 29 de março, Theresa May accionou o artigo 50 do Tratado de Lisboa, notificando a União Europeia e dando assim início às negociações para o Brexit.