Artigos de Opinião

30-03-2017

Entalados pelos radicais

Temos pela frente dois longos anos, se tudo correr como estabelecido, para a saída do Reino Unido da União Europeia. Ontem, 29 de março, Theresa May accionou o artigo 50 do Tratado de Lisboa, notificando a União Europeia e dando assim início às negociações para o Brexit.


02-03-2017

Mundo Aberto


16-02-2017

Perigoso aumento


02-02-2017

Guardar os nossos valores

"Le nationalisme c'est la guerre!" Esta frase foi proferida por François Miterrand, no seu último discurso, em 17 de janeiro de 1995, em Estrasburgo, no Parlamento Europeu. Hoje, passados mais de 20 anos, tem um significado reforçado. E ainda não atingimos o "pico” do movimento global nacionalista. O mundo está cada vez mais perigoso. Já sabíamos das intenções de Putin e do seu objectivo de alargar as fronteiras. Mas não imaginávamos que teríamos uma espécie de "réplica" nos Estados Unidos da América! Trump, também ele, quer recuperar o "orgulho americano". Vai procurar fortalecer a economia norte-americana, ainda que seja à custa da sustentabilidade ambiental. Estou absolutamente convencido que, se não tivéssemos União Europeia, a Rússia do Sr. Putin não teria ficado pela anexação da Crimeia. Putin precisa da desagregação da União Europeia para triunfar e, para isso, financia a extrema-direita de Marine le Pen, a extrema-esquerda do Syriza e todos os movimentos tipo "Brexit"... e até interfere nas eleições americanas através de "hackers".

19-01-2017

Não é uma boa medida!

Todos sabemos, mas convém relembrar, que António Costa perdeu as últimas eleições legislativas. Para sobreviver politicamente assinou um acordo com a esquerda populista e radical, onde se comprometia a não baixar a Taxa Social Única (TSU). Na concertação social, o governo comprometeu-se a baixar a TSU como compensação para o aumento do salário mínimo. Os partidos que apoiam o governo já fizeram saber que estão contra!


21-12-2016

Prudência e optimismo

O medo continua a mandar. Foi o medo de novas guerras que esteve na génese da União Europeia. O objectivo da paz foi de tal modo conseguido que não o valorizamos e consideramo-lo, embora erradamente, como absolutamente adquirido. O medo e as crises levaram à integração, à criação de uma moeda única, ao avanço para uma União Bancária, à concretização do mecanismo europeu de estabilidade.

08-12-2016

Desenvolver a genialidade do Abade

A figura e o legado do Abade de Priscos, um membro do clero que se evidenciou pelos serviços prestados à sua comunidade local e ao país entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, revelam-se de forma primorosa no livro “A vida e as receitas inéditas do Abade de Priscos”.

24-11-2016

12 milhões de euros por dia!

Tenho participado, desde 2010, em todas as negociações do orçamento da União Europeia. Neste mandato tenho-o feito na qualidade de coordenador do Partido Popular Europeu na comissão dos orçamentos e, em 2016, como negociador principal para o orçamento. As negociações são sempre extenuantes e nem sempre recompensadoras.

10-11-2016

Economia social: melhor acção

Acredito no indivíduo e na força do colectivo, onde sobressaia a partilha e a solidariedade. A liberdade individual deverá andar de mão dada com a responsabilidade. Defendo a ascensão social, o que implica a promoção da igualdade de oportunidades e, consequentemente, uma atenção especial - sem paternalismo - às pessoas, famílias e territórios menos favorecidos. O Estado não pode diminuir a criatividade, a ambição, o empreendedorismo.

27-10-2016

Educação - Vão valendo os municípios e os professores

Assistimos impávidos e cúmplices à desqualificação dos serviços públicos. A Troika foi embora, mas regressaram os cortes, nomeadamente na saúde, nos transportes e na educação. É evidente que só teremos um bom estado social se tivermos crescimento económico e finanças públicas sãs. Algo que esta esquerda radical, que se arroga a falar em nome dos pobres mas quando governa aumenta o seu número, ainda não percebeu.

13-10-2016

Forte a prometer, mas fraco a cumprir

A governação de António Costa e da esquerda radical falhou. As exportações descem e o crescimento da economia é metade do prometido. A dívida pública atingiu um máximo histórico e as taxas de juros são o triplo das de Espanha - apesar do país vizinho continuar sem solução governativa. E o investimento público é quase inexistente.

29-09-2016

O golpe da esquerda radical

Com o aplauso dos "novos" socialistas, Mortágua assumiu publicamente que há que perder a vergonha e ir buscar o dinheiro a quem está a acumular dinheiro. É um incentivo ao parasitismo.

15-09-2016

Só gostam do Estado

António Costa consegue criar ilusões e mentiras que procura que se transformem em "verdade".

23-06-2016

A culpa não pode continuar a morrer solteira

Os portugueses têm sido duramente penalizados pelo sucedido no BPN, no BES e no BANIF. Agora, temos um problema na Caixa Geral de Depósitos.

09-06-2016

Ajudar a reconquistar a confiança

Na União Europeia, apesar da enorme liquidez e das taxas de juro baixas, o investimento é fraco. Tal explica-se porque há uma crise de confiança.

12-05-2016

Educação - A esquerda radical destrói e mata

A esquerda radical que governa Portugal ou atua com má-fé ou é ignorante, sendo certo que é arrogante e maniqueísta

02-05-2016

A esquerda radical contra o interesse de Portugal

Se qualquer um de nós precisar de pedir um empréstimo mas, em simultâneo, afirmar que já não consegue pagar os que já tem, alguém nos empresta mais dinheiro?

28-04-2016

25 de Abril: concretizar a ambição

O tempo passa para tudo e para as datas históricas também. Mas a memória fica, ainda que para tal tenha de ser reavivada.

15-04-2016

Devemos ser mais competitivos e corajosos na captação de fundos europeus

A União Europeia disponibiliza um extenso e diversificado conjunto de recursos para apoiar as empresas e o crescimento económico.

14-04-2016

A nossa ambição e os 30 anos na Europa

Portugal completa, este ano, 30 anos de vida como Estado-Membro da comunidade europeia. Um caminho que começou com a então Comunidade Económica Europeia (CEE) e que prossegue hoje com uma mais intensa e abrangente União Europeia.

28-03-2016

Avançar. Sem medo!

Os terroristas, para defenderem a sua "ideologia", matam indiscriminada e cobardemente na tentativa de destruir os valores ocidentais. Atacam a democracia, a liberdade, a igualdade e a tolerância. As suas ações não têm explicação nem justificação.

17-03-2016

O Cristão também tem direito à liberdade!

A perseguição aos Cristãos começou com o próprio Jesus Cristo, continuou com os seus apóstolos, muitos dos quais perseguidos e mortos enquanto pregavam, e continuou com os seus fiéis que durante séculos tiveram de se ocultar, dissimular e fugir para não serem mortos.

03-03-2016

Economia digital

A economia mundial está cada vez mais transformada numa economia digital. As tecnologias da informação e das comunicações são a base da economia moderna e inovadora.